Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT7 - Administração Pública
   
  Vereadores elegem Hingo Hammes para presidir Câmara

Data: 24/12/2019

 

Vereadores elegem Hingo Hammes para presidir Câmara

Seis meses depois do afastamento de Roni Medeiros, por decisão judicial, a Câmara de Vereadores conseguiu eleger novo presidente. Hingo Hammes foi o escolhido, por 13 dos 15 vereadores. O vereador Marcelo Lessa lançou sua candidatura, “de protesto”, e teve um voto.


Hingo Hammes é o novo presidente do Legislativo

ROGERIO TOSTA - Redação Tribuna


Depois de seis meses, a Câmara Municipal voltou a ter um presidente titular e no exercício das funções legislativas. Na tarde de ontem, o vereador Hingo Hammes (PTB) foi eleito presidente da Mesa Diretora com 13 votos favoráveis e o vereador Marcio Arruda (PR), com 14 votos foi eleito segundo-secretário. A eleição somente foi possível, por que, na sessão do dia 19 de dezembro, os vereadores aprovaram a destituição do vereador Roni Medeiros (PTB) do cargo de presidente, devido a uma decisão judicial que o afastara das funções públicas desde junho.

Até ontem, a presidência vinha sendo exercida, de forma interina, pelo primeiro-vicepresidente, vereador Mauro Henrique Ribeiro de Oliveira (Maurinho Branco/PP). “Durante seis meses atuei de forma interina como presidente da Câmara e sempre avisei que não queria ser o presidente, mas cumpri meu papel aguardando que as coisas se resolvessem. Exerci a presidência com muito orgulho e, entre erros e acertos, tenho a certeza que fizemos o melhor e saio de cabeça erguida para continuar como primeiro vice-presidente”, disse Maurinho Branco parabenizando Hingo Hammes pela eleição para presidente.

Para surpresa de todos, o vereador Marcelo Lessa (Solidariedade) colocou seu nome como candidato a presidente da Câmara e teve apenas o próprio voto. Ele deixou claro que a sua candidatura era uma manifestação contrária a Hingo Hammes, frisando que ficou insatisfeito com a postura do presidente eleito. “O senhor se dizia já eleito e por conta disto abandonou alguns vereadores. É desta maneira que me sinto. Não fui mais procurado e me senti abandonado. Se é capaz de fazer isto antes de ser eleito, o que não fará depois”, afirmou Lessa, que, apesar de prometer fazer uma administração séria e atender a todas as exigências do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), não conseguiu sensibilizar nenhum vereador.

Por outro lado, Hingo Hammes agradeceu o apoio e a confiança dos vereadores, frisando que a sua presidência será com diálogo e que todo trabalho será feito com seriedade. O vereador não entrou em detalhes se fará mudanças na Câmara, mas se houver elas acontecerão após o recesso, depois do dia 15 de janeiro. Vários vereadores agradeceram o trabalho realizado por Maurinho Branco e manifestaram apoio do vereador Hingo Hammes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS