Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  Defesa ciVil apresenta planos para o Verão

Data: 22/11/2019

 

Defesa ciVil apresenta planos para o Verão


Município lança Plano Verão 2020 e anuncia revisão de pontos de apoio

A Defesa Civil começa na próxima terça-feira, no bairro Independência, o cronograma de ações de prevenção para o período de chuvas. Com essa ação, os 55 agentes do órgão vão se revezar para o reforço no treinamento dos 45 apoiadores nos 15 pontos de suporte, distribuídos por 12 bairros da cidade. Essa é uma das ações do Plano Verão 2020, lançado ontem, que prevê também a revisão dos pontos de atendimento e abrigo temporário para a população nas comunidades. Até o dia 18 de dezembro, serão feitas as vistorias em todos os locais e repassadas as orientações aos voluntários para as ações de contingência. O plano conta ao todo, com o suporte de 250 profissionais ligados a 57 órgãos tais como Corpo de Bombeiros, Exército, Aeronáutica, grupo de Rádio Amadores, representantes da sociedade, do poder público e assistentes sociais treinados para atuar em casos de deslizamentos de terra, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio.

A revisão das estruturas, que são escolas, salas paroquiais, igrejas, entre outros, contará com o reforço da sinalização dos pontos de apoio e checagem dos 20 jogos de sirenes que são acionadas em casos de ocorrências. O coronel Paulo Renato Vaz, secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, destaca que o Plano Verão 2020 reforça as ações feitas todos os anos e conta com a participação de diferentes órgãos públicos. “O que ressalto esse ano é o aumento do número de parceiros, com uma maior participação dos órgãos. Vamos começar nosso calendário de ações com as visitas nos pontos de apoio, conversando e preparando os apoiadores e moradores. O que sabemos é que moramos em Petrópolis, uma das cidades mais vulneráveis a desastres naturais do Brasil”, destaca o coronel.

Os pontos de apoio são distribuídos pelos bairros de maior risco de ocorrências e estão instalados em locais como, além do Independência, no Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Nesses locais são registrados o maior número de ocorrências no período de chuvas fortes. O coronel pontua que a cidade é mais suscetível a deslizamentos e inundações. “Essa é uma cidade com 234 pontos de alto risco geológico e hidrológico, o que representa 18% do município. Se no primeiro distrito temos mais pontos de risco geológico, nos demais temos os de risco hidrológico. Toda a cidade tem risco”, pontua o coronel destacando que em 2018, não foram registradas mortes no período.

Ano passado houve 1.779 ocorrências e o mês de novembro foi o que mais choveu, com o registro de 602 milímetros de água. “Estamos trabalhando para novamente evitarmos desastres com morte”, pontua o coronel. O Plano Verão 2020 estabelece os protocolos e procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente, na resposta às emergências e desastres causados por deslizamentos de solo e/ou rocha. O objetivo é minimizar os efeitos da chuva e aperfeiçoar o atendimento das equipes em caso de ocorrências.

Além dos cinco planos de contingência, para deslizamentos, inundações, rolamentos de blocos rochosos, vendaval e tempestades de raio, o plano conta com a visita dos agentes da Defesa Civil aos pontos de apoio das comunidades com sirenes, treinamentos com os moradores, além do Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo.

O coordenador geral da Rede Operações de Emergência de Radioamadores (ROER), Fábio Hoelz, destaca a importância do atendimento eficaz para a população. “Quanto mais rápido os órgãos sejam acionados, melhor para os petropolitanos. Essa atuação em conjunto é importante para o município como um todo”, afirmou. Os cinco planos de contingência e suas matrizes de responsabilidade estão disponíveis para a população no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS