Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT6 - Cidadania
   
  IBGE: Censo vai visitar 100 mil domicílios em Petrópolis

Data: 25/09/2019

 

IBGE: Censo vai visitar 100 mil domicílios em Petrópolis

O censo de 2020 vai contar com equipamentos eletrônicos ligados diretamente a satélites de comunicação, que permitirão a transmissão imediata das informações coletadas, por internet, para o banco de dados do IBGE. Segundo o representante local do Instituto, cerca de 100 mil domicílios serão visitados, em 740 setores. O trabalho, previsto para ser executado em três meses, será realizado por 232 recenseadores. O edital de contratação deve ser publicado antes do fim do ano e as contratações feitas de janeiro a março. Graças ao uso de tecnologia, os dados do censo serão conhecidos já a partir do início de 2021.


Censo 2020: IBGE vai abrir edital para contratar recenseadores em Petrópolis 

JANAINA DO CARMO - Redação Tribuna de Petrópolis

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai abrir processo seletivo para contratação de 232 recenseadores em Petrópolis para atuarem no Censo 2020. A previsão é que o edital seja publicado até o fim do ano e os aprovados sejam convocados entre janeiro e março de 2020.

O Censo está programado para começar em agosto do ano que vem em todo o território nacional. Os trabalhos terão duração de três meses, período em que os recenseadores visitarão os domicílios coletando informações. Além dos dados populacionais, o Censo 2020 trará informações sobre o perfil dos lares brasileiros, como escolaridade, renda, entre outros.

Em Petrópolis, segundo o coordenador geral da agência do IBGE, Sebastião Carvalho, os recenseadores devem percorrer mais de 100 mil domicílios divididos em 740 setores.

“A coleta de dados será totalmente digital ligado a satélite. Não haverá perigo de estar em uma área onde não há sinal de internet ou telefone. É uma tecnologia avançada para que o trabalho seja feito de forma eficiente”, disse Sebastião durante a primeira reunião de trabalho do IBGE realizada na tarde de ontem. Além de técnicos do instituto também participaram representantes de vários setores do poder público e de instituições da sociedade civil.

Segundo Sebastião Carvalho, o objetivo do encontro era mostrar o trabalho do Instituto e o que será feito durante o Censo. “O envolvimento da sociedade, da Prefeitura e da mídia é importante para a realização do Censo. A população precisa colaborar e entender o que vai acontecer durante os três meses do Censo”, explicou o coordenador.

Os primeiros dados do Censo 2020 devem começar a ser divulgados entre janeiro e março de 2021. O cronograma completo do Censo será publicado pelo IBGE assim como o edital completo do processo seletivo ainda este ano.

 



Fotos:
DADOS MUNICIPAIS
O instituto informou que serão 232 vagas e a previsão é que o edital seja publicado até o fim do ano.


 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS