Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - PEP20 >> GT1 - Urbanismo e Infraestrutura
   
  IPGPar: Plano Estratégico de Petrópolis - ATA da reunião GT1 Infraestrutura 03 Jul 2019

Data: 09/07/2019

 

Bom dia.


 

Breve Ata da Reunião do Grupo de Trabalho 01 (GT01) – Urbanismo e Infraestrutura, do Projeto Planejamento Estratégico para Petrópolis (PEP), realizada em 03 de julho de 2019, às 18h, no Sicomércio, Rua Irmãos D´Ângelo 48, Cobertura, Centro, Petrópolis.

 

Estiveram presentesJúlio Carvalho, Margarida Cunha, Karina Costa, Rico Araújo, Octavio Dantas, Cleveland M. Jones e convidada Rita Wilbert.

 

 

Julio apresentou Rita, arquiteta, que poderá participar do GT01. Rita falou de seu trabalho e experiência. Ela foi adicionada ao GT01 como participante.

 

Cleveland fez um breve resumo do PEP e das iniciativas do IPGPar. Reiterou o objetivo de apresentar trabalhos de cada GT até, provavelmente, novembro, para permitir montagem do relatório final do PEP até o fim do ano.

 

Cleveland tentou dissipar as preocupações em relação ao andamento e os prazos dos trabalhos, e disse que o IPGPar, como patrocinador da iniciativa do PEP, sugere que os GTs aceitem contribuições para os trabalhos, mesmo que de pessoas que não o fizerem presencialmente, nas reuniões dos GTs. Isso, para permitir ampliar o universo de possíveis colaboradores. Julio enfatizou a importância de realizar reuniões dos GTs com a maior participação presencial possível.

 

Foi apresentado o propósito do IPGPar de participar, através de seus membros, e, se possível, através dos membros dos GTs, de reuniões de outras entidades, com o intuito de criar mais elos e possivelmente fornecer contatos e atuar como divulgadores e colaboradores do PEP.

 

Todos podem e devem buscar colaboradores, mesmo que eventuais, para reforçar ou complementar os trabalhos dos GTs.

 

Octavio relata que ele e outros ainda se sentem desconfortáveis com o estrito cumprimento da metodologia. Sugeriu focar próximas sessões de brainstorming em tópicos específicos, para ajudar a finalizar os subtemas e trabalhos.

 

Cleveland mencionou a importância da metodologia escolhida para os trabalhos, para padronizar o trabalhos dos diferentes GTs, mas a coordenação do PEP (IPGPar) aceitará trabalhos dos GTs em diversos formatos, até para não desfalcar o trabalho de alguns grupos, mas eventualmente todo o material apresentado será recebido e editado pelos coordenadores, para montar o relatório final, da forma possível. Dessa forma, espera contar com a compreensão dos GTs, e com relatórios que possam facilitar o trabalho de montagem do relatório final do PEP.

 

Cleveland lembrou do esforço do IPGPar para assegurar que o relatório final possa ser produzido e divulgado, inclusive com os custos associados. É uma oportunidade para sensibilizar os participantes da importância do esforço em curso.

 

Os membros decidiram avançar com os trabalhos na próxima reunião. O local escolhido para maior efetividade dos esforços foi a casa de Margarida. Margarida informa que poderá disponibilizar materiais para subsidiar os trabalhos da próxima reunião. A reunião será dia 3ª feira, 9 de julho, às 19h.

 

Rico informou que foi transferido para o Iphan de Petrópolis, no que foi parabenizado. Sua presença poderá reforçar os trabalhos do GT.



Cleveland Jones



Lembramos que amanhã, 10, às 19:00 hs teremos nossa reunião na casa da Margarida.

 

Abraços. Júlio Cesar.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS