Petrópolis, 23 de Agosto de 2019.
Matérias >> ELEIÇÕES 2016
   
  JUSTIÇA ELEITORAL INVESTIGA GASTOS DE COMBUSTÍVEL EM CAMPANHAS

Data: 19/09/2016

 

JUSTIÇA ELEITORAL INVESTIGA GASTOS DE COMBUSTÍVEL EM CAMPANHAS

Por: Redação Tribuna
19/09/2016
 

 

 

O juiz da 29º Zona Eleitoral, Jorge Luiz Martins Alves, com objetivo de obter informações que lhe ajude no julgamento das contas dos candidatos a vereador e a prefeito em Petrópolis, publicou diversas portarias, entre elas, a uma destinada aos postos de combustível para que informe se estão fornecendo combustível para veículos usados na campanha eleitoral. O juiz disse que tomou esta iniciativa devido a informação de muitos candidatos de que até o momento não forneceram nenhuma informação sobre gasto de combustível na campanha.

Com relação aos postos de combustíveis, quando intimados, deverão fornecer ao juízo da 29º Zona Eleitoral as seguintes informações: se foi ajustado, qualquer que seja a forma (verbal ou instrumental), o fornecimento de combustível para automotores que estejam a serviço de agremiações partidárias e/ou candidatos a cargos majoritário e proporcional; esclarecer se tais veículos estão relacionados em documento autorizador específico; esclarecer se a quantidade do combustível está expressa no referido documento, e se o pagamento é feito no ato pelo próprio condutor ou por terceiro que o acompanhe; se o pagamento não é realizado no ato do fornecimento, como se dá o controle do que é fornecido, ou seja: a disponibilização do produto está condicionada à apresentação, pelo condutor ou por quem o acompanhe, de documento específico no qual conste o nome do beneficiário, a placa do veículo, o tipo e a quantidade do combustível, além de outras informações, conforme previsto na portaria.

Segundo informações junto a Justiça Eleitoral, há pessoas que estão fiscalizando a postura dos candidatos e colhendo informações sobre material de campanha e a utilização da mesma. Todos os dados coletados tem por objetivo colaborar com o julgamento das contas dos candidatos, conforme está previsto na legislação eleitoral. Além dos postos de combustíveis, também estão sendo intimados a prestar esclarecimentos os partidos, informando estão localizados os comitês partidários, seja individual de cada candidato ou da coligação. Entre as informações que serão prestadas está o valor do aluguel ou do preço e a periodicidade; sobre quem recai o dever de pagar o aluguel ou preço e qual o meio de pagamento utilizado.




 

 

Área do Município: 795.798 km²
População estimada (2013): 297.888 habitantes (95% alfabetizada)
Densidade Demográfica (2013): 371,85 habitantes/km²
PIB (2011): R$ 9.212.328.000,00 (R$ 30.925,47 per capta)
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (2010): 0,745 (13º dentre 92 no RJ)
Fonte: IBGE
DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS