Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Os Brados de Petrópolis
   
  O BRADO DE PETRÓPOLIS ANO II Nº 16 : Pró-Gestão Participativa

Data: 15/04/2015

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

E-mail: dadosmunicipais@gmail.com

Portal: www.dadosmunicipais.org.br

Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/frentepropetropolis

      Página no Facebook: www.facebook.com/pages/frente-pro-petropolis

Canal no YouTube: www.youtube.com/channel/UCla8_OEuNRGN-wsK24klhpQ

     Secretariado a cargo do Instituto Philippe Guédon de Gestão Participativa: IPGP

Endereço: Rua Casemiro de Abreu, 272 – CEP 25.615-000 (Centro) – Petrópolis / RJ

C.N.P.J.: 19.658.341/0001-87

 

 

O BRADO DE PETRÓPOLIS Pró-Gestão Participativa: ANO II - Nº 16

Boletim mensal dedicado à prática da Gestão Participativa - 15 de Abril de 2015

 

1º BRADO: A POLÍTICA QUE TEMOS E A QUE QUEREMOS

 

O PAPEL DOS MARQUETEIROS NAS CAMPANHAS

As campanhas eleitorais não projetam mais a imagem e o pensamento dos partidos e dos candidatos. Fala-se, ou cala-se, o que os marqueteiros pensam atrair ou afastar eleitores, sem nenhum compromisso outro que não seja a vitória nas urnas. O BRADO acha esta realidade uma tragédia política pois transforma os partidos, antes instrumentos da vontade popular, em marionetes de ilusionistas. Os partidos não estão sofrendo esvaziamento, estão se suicidando deliberadamente, ao trocarem doutrina e programas por fogos de artifício.

 

2º BRADO: O PLANEJAMENTO TAL COMO O DEFINE A LEI

 

A LDO PARA 2016

Até o final do expediente do dia 15 de abril, os projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias devem ser protocolados na Câmara. Antes, devem passar pela Gestão Participativa na fase da elaboração, cf. Estatuto da Cidade. Permita perguntar: foi proveitosa, a Audiência Pública obrigatória na sua Cidade? Ou permaneceu largada por aí? Permitam, respeitosamente, indagar: vocês brigam por suas audiências públicas? Vocês exigem capacitação para os interessados sobre o tema dos Orçamentos?

 

3º BRADO: A ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

 

COMO SOBREVIVER À CRISE DA UNIÃO E ESTADOS?

A roubalheira que vai além da indignação, somada ao breu administrativo, nos conduziram onde estamos, com anos de vacas magras batendo às portas de nossos municípios. Como sobreviver sem cair na estagnação? Claro: cortando as despesas supérfluas para garantir os investimentos.. Como os cidadãos pagam as contas, têm o direito de participar. Lembrem-se que o IBGE apurou em 2013 que os efetivos municipais representavam em média 3% da população, inativos inclusos onde houve opção  pelo RPPS.  Petrópolis está em 3,8%, mas de mangas arregaçadas para corrigir. Pagar o pato da política da energia, dos combustíveis, do inchaço de Ministérios, do padrão de vida VIP do Congresso. Assembléias Legislativas e Judiciário, e ainda custear excessos de “máquinas” municipais, é carga demais, não?

 

4º BRADO – O DIÁLOGO DA SOCIEDADE MUNICIPAL COM O ESTADO E A UNIÃO

 

REFLEXÕES SOBRE PEDÁGIOS

Adotam-se novas normas para concessões, inclusive de estradas. Mas se somos todos iguais perante a Lei, por que a banda toca de um jeito diferente aqui e acolá? Se os PMIs (Procedimentos de Manifestação de Interesse) são coisa boa, por que são válidos em certas rodovias e não em outras? Estão sendo usados na Ponte Rio Niterói e nas BR 183/230 (MT e PA), BR 364/ e 260 (MT e GO), BR 364 (MT e MG), BR 476/153/282/480 (PR e SC), onde geraram ou vão gerar pedágios baratinhos. De outras obras em curso, falaram nada, não. O pessoal de Petrópolis gostaria de “manifestar o seu interesse” pela BR-040.  Quem sabe o pedágio da BR-040 dá um refresco?

 

5º BRADO – OS PORTAIS MUNICIPAIS

 

PETRÓPOLIS DEBATE O TEMA

Toda ameaça traz consigo novas oportunidades. Os apertos por que passam União e Estados vão penalizar os municípios. Podemos sentar nas calçadas e chorar, esbravejar ou quem sabe deixar correr solto? Ou podemos aproximar as Comunidades de seus Governantes e usar de criatividade. Uma sugestão: unir municípios através do diálogo. Trocar experiências, indicadores, erros e êxitos. Comparem o custo de um portal comunitário com os benefícios que pode trazer; é a relação mais favorável entre todas. O que fizemos e fazemos aqui está ao dispor de todos; dialogamos MUITO com nossas Autoridades e vamos fazê-lo cada dia mais. Interessa trocar idéias com Petrópolis? Acesse o Portal “dadosmunicipais”. A casa é sua!

 

Para mais detalhes, acessem os “Brados” em nosso portal Dados Municipais:

 

www.dadosmunicipais.org.br/index.php?pg=listasubsecoes&secao=41

 

Post scriptum

# Sugestões e críticas são bem-vindas!

# Se deseja publicar ou indicar destinatários para o “BRADO”, agradecemos desde já. Neste momento, a nossa lista de e-mails conta com mais de 4.000 nomes. 

# Caso não deseje continuar a receber o “BRADO”, queira nos dizê-lo. Respeitaremos a sua vontade.

 

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS