Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  BR-040: Obras da construção da passarela de Araras continuam paralisadas

Data: 01/10/2015

 

 

Obras da construção da passarela de Araras continuam paralisadas

Tribuna de Petrópolis, 01/10/2015

 

 

Continua paralisada a construção da passarela no Km 65 da BR-040, na altura da entrada de Araras. A Concer, concessionária responsável pela rodovia que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais, firmou o compromisso de entregar a obra até o fim do ano passado, porém tudo leva a crer que a placa foi trocada e as datas foram alteradas. Agora, o equipamento que fica na pista de chegada em Petrópolis informa que as obras começaram em julho deste ano com prazo de entrega até dezembro de 2015. 

No fim do ano passado começaram a fazer a fundação da passarela, mas, desde então, nada mais foi realizado. O fluxo de veículos no Km 65, que é intenso, aumenta no feriado e fins de semana e essa situação preocupa os moradores da região, que temem acidentes no local.

Na manhã de hoje, a equipe da Tribuna foi até o local e no ponto de ônibus ouviu os moradores que esperavam pela condução. Ainda durante a manhã, um senhor de bengalas atravessou a BR-040 em meio ao movimento de carros que trafegavam na pista. Para Ana Carolina Machado, o perigo maior da travessia é para os idosos, deficientes e crianças que não têm tanta agilidade para correr. “Algumas pessoas têm facilidade para atravessar e correm, mas quem não tem pode se ferir. Além disso, em Araras existem muitas escolas, o que é um perigo. Eu passo por aqui correndo com a minha filha no colo, mas a pista é muito larga e se apontar um carro tem que correr mesmo. Dá medo, pois o único lugar que temos para ficar é o acostamento e no ano passado duas pessoas foram atropeladas,” afirma.

De acordo com Ana Carolina, no último protesto foi dito que as obras começariam, mas até hoje nada foi feito. “Às vezes eles vêm para as pessoas acharem que estão fazendo alguma coisa, mas o que parece é que eles têm medo de fechar a BR por causa do prejuízo, devido ao fluxo intenso de carros e visitantes”, diz.

Muitos moradores de Araras recorrem ao coletivo que faz a linha Bingen x Araras e o percurso pode chegar a 1h, tudo para não correr o risco da travessia. Esse é o caso de Ísis Fátima Bento. “Passo direto e volto no ônibus para não me arriscar”, conta.

Quem tem um idoso em casa também fica preocupado e, segundo Nair da Silva Souza, devido ao movimento de carros para acessar o bairro de Araras, ela sempre acompanha a sogra Araci Ribeiro. “Nem que ela queira não tem como atravessar sozinha”, diz.

Até a publicação desta matéria a concessionária Concer não se posicionou sobre o caso. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS