Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Justiça determina retorno imediato de 225 trabalhadores às obras da BR

Data: 06/08/2014

 

 

Justiça determina retorno imediato de 225 trabalhadores às obras da BR
 
Do G1 Região Serrana - 06/08/2014 18h30 - Atualizado em 06/08/2014 18h30
 
 

Sindicato foi notificado sobre a liminar nesta quarta-feira (6).
Greve paralisa parte das obras na serra de Petrópolis, no RJ, há 17 dias.

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, expediu nesta terça-feira (5) uma liminar que determina o retorno imediato de aproximadamente 30% dos funcionários às obras da nova pista de subida da serra de Petrópolis, na Região Serrana. A greve já dura 17 dias e cerca de mil trabalhadores, incluindo os das subempreiteiras, estão de braços cruzados. Eles reivindicam a extensão do plano de saúde a parentes. A multa pelo não cumprimento da decisão é de R$ 50 mil por dia, direcionada ao sindicato que representa a categoria.

A notificação do Tribunal chegou por volta das 9h desta quarta-feira (6) no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Montagem Industrial, Mobiliário, Mármore e Granito e do Vime de Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Magé e Guapimirim (Siticommm), segundo Josimar Campos de Souza, presidente da entidade. O pedido de liminar foi feito pelo consórcio responsável pelas intervenções, criado pela concessionária que administra o trecho da BR-040, a Concer. A decisão é válida a partir da data do recebimento.

“Eles exigem que 225 funcionários retornem às atividades imediatamente, mas nós não temos a relação de quem trabalha no local. Portanto, respondemos ao Tribunal, por volta das 15h desta quarta-feira, que precisamos desta informação para cumprir a determinação”, explicou Josimar, ressaltando que não concorda com a exigência e que as reivindicações da categoria acabam ficando esquecidas. Segundo ele, a decisão da Justiça foi tomada com base na justificativa da Concer de que as obras são um serviço essencial para a população. “A parte de manutenção da rodovia é feita pela própria concessionária, portanto, a paralisação das obras não oferece risco nenhum aos usuários”, destacou o presidente do sindicato.

Uma assembleia será realizada nesta quinta-feira (7) para que o sindicato informe aos trabalhadores, oficialmente, a decisão do Tribunal Regional do Trabalho. “Recebemos uma responsabilidade que, no momento, não temos como cumprir. São 750 trabalhadores do consórcio, mais os das subempreiteiras, que totalizam cerca de mil pessoas. Não sabemos quem é eletricista, o responsável pela terraplanagem ou pela drenagem, portanto, não temos como recrutá-los”, salientou Josimar.

Funcionários e consórcio não entraram em acordo sobre o valor que deverá ser pago pela inclusão dos dependentes no plano de saúde. A Concer informou, nesta quarta-feira, apenas que “as negociações continuam em andamento”.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS