Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  CONCER inicia vistorias em casas da Duarte da Silveira mas não informa quais serão desapropriadas

Data: 18/06/2014

 

 

CONCER inicia vistorias em casas da Duarte da Silveira mas não informa quais serão desapropriadas

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 18 Junho 2014 16:29

 

 

A concessionária que administra a BR-040, e também é responsável pelas obras da nova pista de subida da Serra, já deu início às vistorias nas casas da Duarte da Silveira, que provavelmente serão desapropriadas. Os moradores estão apreensivos com a falta de informações e como serão indenizados, já que na maioria dos casos, os imóveis não tem o documento de Registro Geral do Imóvel (RGI), mas alguns moradores moram lá há 20 anos.

A preocupação aumentou com vistorias realizadas pos técnicos da Concer, que realizaram medição e tiraram fotografias das residências. No entanto, nada foi dito para os próprios moradores. Segundo a advogada do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Cecília Vieira de Mello, que assiste o problema, a intenção dos moradores é que seja feita uma indenização de maneira coletiva.

“O objetivo deles com isso é que a concessionária pague o valor que a residência realmente vale e não o pagamento mínimo que é o que deve acontecer. Muitos destes moradores não tem o registro da casa porque moram lá há anos, eles tem o direito assegurado pela “Ocupação histórica”, mas dependendo da forma como vão avaliar o imóvel, vão receber muito pouco”, disse.

Alguns moradores não tem o documento de Registro Geral do Imóvel (RGI), mas moram no local há mais de 50 anos. Outros compraram terrenos, também há bastante tempo, segundo Cecília. Na reunião, a Concer disse que nenhum morador ficaria sem indenização, mas que os que não tivessem o registro do imóvel, a avaliação provavelmente seria pela edificação.

“Algo que desvaloriza ainda mais o imóvel. A preocupação deles é de ter que sair do local em menos de três meses e comprar outra casa com a indenização, que ainda não está decidida, neste mesmo tempo. Entendemos do problema habitacional da cidade e não é uma tarefa fácil”, disse.

Na próxima semana, os moradores realizam uma nova reunião para falar sobre as vistorias e o Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), vai acompanhar.

Outro problema apontado pelos moradores é o aumento significativo no número de veículos que passarão pela região, caso escolham passar pela nova pista de subida. A saída do túnel fica na Rua Luis Winter, que visivelmente não está preparada para receber este aumento no fluxo. Atualmente é possível encontrar buracos na via, além da falta de sinalização. Segundo a Concer, são cerca de 16 mil veículos fazendo o trajeto Rio x Petrópolis por dia, quantitativo que pode piorar a situação das vias no Duarte da Silveira.

 

As melhorias para a via ainda não foram anunciadas, nem pela concessionária Concer que administra a BR-040, nem pela Prefeitura de Petrópolis, mas o problema que chega junto com o aumento na circulação de veículos já começou a assustar os moradores da região.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS