Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Falta de manutenção, constantes acidentes e engarrafamentos viram rotina na Serra de Petrópolis

Data: 04/05/2014

Falta de manutenção, constantes acidentes e engarrafamentos viram rotina na serra de Petrópolis

Diário de Petrópolis, Domingo, 04 de maio 2014

 

BR-040 já está sendo chamada  “estrada da morte”

 

Motoristas que passaram pela BR-040 na noite de sexta-feira reclamaram do tempo que ficaram presos no engarrafamento. Além da manifestação realizada por moradores do bairro Amazonas, após o atropelamento que terminou com a morte de um homem, outro trecho da subida da Serra ficou totalmente fechado depois que um caminhão quebrou e outro teria tentado ultrapassar, mas acabou ficando preso. Um motorista que passou pelo local informou que a pista teria ficado cerca de quatro horas fechada e só foi liberada após meia noite.

 

De acordo com a Concer, foram três ocorrências com caminhões que prejudicaram o trânsito. A primeira foi uma pane elétrica, às 21h57, que interditou a pista totalmente por uma hora, no km 89. Às 24h50, um caminhão com pane mecânica interrompeu novamente o fluxo por mais uma hora, no km 91. Já às 3h17, uma outra pane mecânica fechou a via por mais 30 minutos, desta vez no km 85.

 

Esta não é a primeira vez que um trecho da BR-040 fica totalmente interditado por causa de acidentes, manifestações ou veículo quebrado. O mais recente foi na última terça-feira, no km 31, sentido Juiz de Fora, em Areal. Uma carreta bitrem tombou e provocou a morte do motorista. O veículo ficou atravessado na pista e gerou um congestionamento de mais de quatro quilômetros. Na ocasião, o reboque da Concer não conseguiu retirar os contêineres do local e precisou contratar uma empresa especializada, o que adiou ainda mais a liberação do trecho.

 

No dia 17 de abril, motoristas também precisaram ter paciência para passar pela BR-040. A reta das Bananeiras, na descida da Serra, chegou a ficar parada pela manhã. Isso por causa da instalação de vigas do novo viaduto que a Concer constrói em Xerém, na altura do km 101 da BR-040. A intervenção ocorreria durante a madrugada, mas o serviço atrasou. Motoristas demoravam mais de duas horas para passar pelo trecho.

 

No dia 20 de março, outra carreta, que tombou no trecho do km 91, na subida da Serra, interditou a pista por cerca de cinco horas e causou quase 10 quilômetros de congestionamento. O acidente foi próximo ao Belvedere e a retenção ultrapassava a praça do pedágio, em Duque de Caxias. O veículo transportava um container. Não houve vítimas graves.

 

Em janeiro, uma carreta quebrou e a retenção também chegou a 10 quilômetros, na subida da Serra. O prejuízo para a cidade, que tem o turismo de compras como um dos pilares, pode chegar a milhões. A pista estreita, com traçado antigo, e a vegetação abundante nas margens tornam o tráfego complicado, especialmente quando é acompanhado de veículos de grande porte.

  




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS