Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> BR-040: obras da NSS
   
  Ligação Bingen-Quitandinha: obra começa em 30 dias

Data: 15/03/2014

Ligação Bingen-Quitandinha: obra começa em 30 dias

 

Diário de Petrópolis, Sábado, 15 de março de 2014

  

As obras de ligação Bingen-Quitandinha, lote cinco da construção da nova subida da serra, começam em 30 dias. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (14/3) durante encontro entre o prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Estado de Transporte Júlio Lopes, o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Bastos e o presidente da concessionária Concer Pedro Jonsson. A antecipação da obra foi um pedido do prefeito atendido pelo secretário estadual de transportes.

 “A construção da nova pista de subida da serra e a ligação Bingen-Quitandinha são obras fundamentais para o desenvolvimento da cidade e principalmente para a região da Duarte da Silveira que será o novo acesso da cidade. A obra vai garantir outra era de desenvolvimento”, ressaltou o prefeito. Para marcar a realização da obra, o secretário de estado de transportes se comprometeu em inaugurar em 30 dias, próximo ao Pórtico do Quitandinha na entrada da cidade, um cronômetro que fará a contagem regressiva para a conclusão das intervenções.

 “Além do desenvolvimento econômico da região, a ligação Bingen-Quitandinha dará um novo rumo de mobilidade urbana a cidade, uma vez que os motoristas deixarão de passar pelo centro”, destacou o secretário de transportes. Para o diretor-geral da ANTT, a realização da obra é estratégia tanto para a cidade quanto par ao país. “A BR 040 liga das grandes cidades importantes para o país, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. A ligação Bingen-Quitandinha é fundamental”, frisou.

 O presidente da Concer, Pedro Jonsson lembrou que a obra de construção da nova subida da serra começou em 2007, no segundo governo de Bomtempo. “Com a antecipação do lote cinco estamos fechando um ciclo que começou com lá atrás com o prefeito Rubens Bomtempo”, citou. A previsão é que a obra da nova subida da serra esteja concluída no fim do primeiro semestre de 2016.

 Também participaram do encontro o secretário de Planejamento, Eduardo Áscoli; o diretor da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Gilmar Oliveira e os vereadores Paulo Igor e Maurinho Branco. O projeto da construção da nova subida da serra prevê uma pista com aproximadamente 20 quilômetros de extensão que substituirá a atual Rio-Petrópolis, trecho da BR-040 em operação desde 1928 que apresenta um traçado sinuoso, sem acostamento e que não mais comporta o crescente volume de tráfego.

 Uma vez em operação, a nova pista trará uma série de benefícios sociais, econômicos e ambientais, reduzindo o tempo de viagem e ampliando a segurança viária para milhares de pessoas que dependem da BR-040 no dia a dia de suas atividades. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS