Petrópolis, 16 de Abril de 2024.
Matérias >> Outras Instâncias de Poder
   
  Defesa Civil diz que chuva deixa cerca de 300 desalojados em Friburgo

Data: 03/01/2012

Por causa da chuva, aproximadamente 300 pessoas precisaram deixar suas casas em áreas de risco em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Segundo o coronel João Paulo Mori, 150 pessoas foram encaminhadas para pontos de apoio espalhados pela cidade e outras 150 foram para casas de parentes ou amigos em locais seguros do município.

O mau tempo no município causou a queda de muros de casas e deslizamentos de barreiras em estradas de acesso a Nova Friburgo, que está em alerta máximo. Em 24h choveu cerca de 100 mm.

“Existem quase 100 pontos de apoio espalhados pela cidade. Temos sirenes em 20 comunidades de Friburgo e já acionamos o alerta em 14 comunidades. Essas pessoas foram deslocadas para os pontos de apoio e outras foram para casas de parentes”, comentou o coronel.

De acordo com a Defesa Civil do município, foram registrados 21 chamados nas últimas 24 horas. No entanto, nenhum com gravidade. A previsão é que continue a chover nas próximas horas.

Por causa da chuva, alguns rios transbordaram no domingo (1º). Equipes da Defesa Civil do município percorrem, na manhã desta segunda, as ruas do município para analisar os estragos e alertar moradores em áreas de riscos. O secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, chegou à cidade serrana acompanhar o trabalho da Defesa Civil do município no atendimento de ocorrências.

Há quase um ano, uma enxurrada em 11 de janeiro de 2011 causou a morte de mais de 900 mortos na serra do Rio.

Estradas

As estradas de acesso a Nova Friburgo também foram prejudicadas pela chuva. Segundo a concessionária Rota 116, que administra a rodovia RJ-116 (Itaboraí-Nova Friburgo-Macuco), uma árvore caiu na altura do km 44, em Cachoeiras de Macacu, na Região das Baixadas Litorâneas. Uma equipe da concessionária está no local e o tráfego segue apenas em uma faixa.

Já na RJ-130, entre Teresópolis e Nova Friburgo, o trânsito está em meia pista na altura do bairro Duas Pedras por causa da lama na via.

Aviso meteorológico especial

Segundo o aviso meteorológico especial divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, persistem as condições favoráveis a chuva moderada a forte, trovoadas isoladas e acumulados significativos de chuva em todo o estado do Rio.

Os maiores valores de chuva estão previstos, ainda de acordo com o boletim meteorológico, para as áreas de divisa com o estado de Minas Gerais, Região Serrana, Noroeste Fluminense e Médio Paraíba. Além disso, há possibilidade de rajadas de ventos de até 80 km/h na faixa litorânea do estado.

Fonte: G1

Fonte: Bruno Nascimento




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS