Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Relatório da CPI sobre aumento da tarifa de ônibus é apresentado na Câmara

Data: 12/09/2014

Relatório da CPI sobre aumento da tarifa de ônibus é apresentado na Câmara

Tribuna de Petrópolis, 12 de Setembro de 2014


O principal objetivo da CPI era esclarecer a diferença apresentada na planilha da CPTrans e do Setranspetro, que acabou por definir o aumento da passagem para R$ 2,80.

 

O relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que apurou possíveis irregularidades na planilha de custos para definir o aumento da tarifa, foi entregue ontem ao presidente da Câmara, vereador Paulo Igor (PMDB), pelo presidente da Comissão, vereador Mauro Henrique Ribeiro de Oliveira (Maurinho Branco/SDD), e pelo relator, vereador Roni Carlos de Medeiros (PTB). O principal objetivo da CPI era esclarecer a diferença apresentada na planilha da CPTrans e do Setranspetro, que acabou por definir o aumento da passagem para R$ 2,80, conforme decisão do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (Comutran). 

Uma das determinações do relatório final que chama atenção é direcionada à CPTrans, quando sugere que seja realizada uma auditoria operacional para verificar o número de gratuidades, o número de viagens realizadas pelos ônibus em cada linha, o recolhimento dos tributos e encargos incidentes sobre o serviço de transporte público e que repercutem no cálculo tarifário, demonstrando qual o valor é subsidiado pelo Executivo. Ainda como sugestão para a CPTrans, que seja introduzido o mecanismo de reconhecimento facial com objetivo de inibir fraudes de usuários beneficiários de gratuidades do serviço. 

A CPI do Transporte tinha como membros os vereadores Maurinho Branco e Roni Medeiros, presidente e relator, e ainda os vereadores Luiz Antonio Pereira Aguiar (Luizinho Sorriso/PROS), Gilda Beatriz (PMDB) e Pastor Sebastião da Silva (PSC). O pedido para sua instalação, além destes vereadores, contou com assinatura dos vereadores Anderson Juliano (PT), Reinaldo Meirelles (PTB), Osvaldo do Vale (Vadinho/PSB), Marcos Luiz Bernardes de Souza (Marcos Montanha/SDD) e Ronaldo Luiz de Azevedo Carvalho (Ronaldão/PR).

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS