Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  FIRJAN: Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia

Data: 06/02/2014

Dr. Philippe Guedon,

Por gentileza, poderia retransmitir a mensagem abaixo, para os integrantes da FPP ?

Grato,

Abs,

 

Ary Pinheiro de Almeida Filho
Gerente Regional
 
Representação Regional Serrana - FIRJAN
tel/fax: 55(24) 2237-8635

 www.firjan.org.br 

Descrição: cid:image007.jpg@01CEBED3.432AAC10Descrição: cid:image008.jpg@01CEBED3.432AAC10Descrição: cid:image009.jpg@01CEBED3.432AAC10Descrição: cid:image010.jpg@01CEBED3.432AAC10

Descrição: Descrição: Descrição: Assinatura

 

Onze estados brasileiros ainda não têm nenhum município com sistema de integração entre as entidades envolvidas nos procedimentos que fazem parte do dia-a-dia dos empresários, como obter e renovar licenças para o funcionamento do negócio. É o caso do Acre, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Piauí, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe e Tocantins. O resultado faz parte do estudo do Sistema FIRJAN“Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia”, que avaliou a qualidade e a transparência dos serviços prestados por órgãos públicos do país para as principais situações relacionadas ao cotidiano dos empreendedores brasileiros: abrir empresas, cumprir obrigações tributárias e trabalhistas, importar e exportar.

Nos principais centros econômicos do país, o excesso de burocracia também afeta a competitividade das empresas. A ausência de integração é um problema para 621 das 645 cidades paulistas e para 761 dos 853 municípios mineiros. No Rio de Janeiro, a integração é parcial em 53 das 92 cidades do estado: é possível abrir o negócio pelo sistema, mas o empresário não consegue obter pelo mesmo programa o alvará do Corpo de Bombeiros nem licenças ambientais ou sanitárias, imprescindíveis para o funcionamento da empresa.

“É preciso reconhecer e elogiar os avanços, mas é fundamental identificar a necessidade de melhorias que persiste. Este mapeamento nos ajuda a entender as dificuldades ainda encontradas pela falta de informações e de recursos para acompanhamento dos processos burocráticos”, diz o presidente da FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, durante seminário sobre desburocratização, que aconteceu no último dia 28 de janeiro, na FIRJAN.

De 283 órgãos federais, estaduais e municipais avaliados no estado do Rio, em apenas oito há sistemas para acompanhamento de processos relacionados a abertura de empresas, sendo que apenas a Junta Comercial informa um detalhe fundamental: o prazo em que o serviço será finalizado. Em nenhuma das prefeituras do Rio há sistema para acompanhar processos relativos às secretarias de Obras, órgãos que emitem o alvará de funcionamento de qualquer estabelecimento. No caso das secretarias de Vigilância Sanitária e Meio Ambiente, o serviço é disponível apenas na capital.

A dificuldade é grande até para conseguir informações básicas sobre que serviços são prestados por cada entidade pública e em que prazos. No estado do Rio, em 373 órgãos estaduais e municipais, apenas quatro apresentam a Carta de Serviços. De sete órgãos federais, Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda, ANVISA, INSS, IBAMA, Caixa Econômica Federal e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), os três últimos não oferecem, mesmo sendo lei.

"O levantamento identificou que os instrumentos criados pelo governo na última década para a redução da burocracia no Brasil não foram implementados corretamente pelas entidades públicas, mesmo que respaldados por dispositivos legais. A transparência e a integração representam a melhor alternativa para dinamizar processos e reduzir a burocracia no ambiente de negócios do país", diz a especialista em Competitividade Industrial e Investimentos da FIRJAN, Julia Nicolau Butter.

Estudo “Melhorando o ambiente de negócios no Brasil: ações para reduzir a burocracia” encontra-se no arquivo anexo. 



Arquivos:



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS