Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Chuvas causam novos deslizamentos de terra

Data: 03/12/2013

 As fortes chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana causaram algumas quedas de barreira em diferentes pontos da cidade, mas ninguém ficou ferido. Uma delas atingiu a casa da aposentada Neuza Luiza Penha, de 69 anos, na Rua José Geraldo de Souza, no Bairro da Glória, em Corrêas. A parede do imóvel foi destruída pela terra que invadiu a sala e dois quartos, deixando alguns móveis soterrados. Segundo a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, foram registradas 16 ocorrências e cinco sirenes foram acionadas.

Com o deslizamento na casa de Neuza, o imóvel de cima, onde mora Simone Gonçalves Felismino e o marido Nelson Bernardo Ferreira, está correndo o risco de ceder, caso a chuva continue. Ela foi interditada temporariamente, até que os moradores refaçam o acesso ao local. Por isso, eles já estão procurando outro lugar para morar.

Já Neuza está na casa da filha (que fica embaixo da sua), mesmo a Defesa Civil tendo feito uma interdição permanente devido ao abalo estrutural sofrido com o deslizamento do barranco causado por um aterro irregular, como afirmou o próprio órgão. A ausência de calha no telhado também provocou o acúmulo de água.

- A assistente social esteve aqui, mas não me falou nada sobre o aluguel social. Não tenho como voltar pra lá, está chovendo dentro de casa. Fiquei tão nervosa que tive que ser levada ao pronto-socorro (Hospital Municipal Nelson de Sá Earp) A sorte é que as minhas netas estavam aqui em casa e eu levei elas para a casa de cima, foi quando caiu tudo – declarou.

Outra ocorrência foi registrada na Rua Hivio Naliato, no Cascatinha, quando um deslizamento de terra atingiu uma casa no domingo. Segundo a Defesa Civil, o imóvel está isolado temporariamente. A equipe formada por geólogos recomendou drenagem e contenção no terreno e que os moradores não permaneçam no local até que as obras sejam realizadas.

Também foi interditada temporariamente uma casa na Rua Olavo Bilac, na Castelânea. Para que os moradores possam voltar ao local será preciso que refaçam parte de uma parede atingida por um deslizamento.

Cinco sirenes foram acionadas na noite de sábado: Rua Ó e Taquara, no Independência; ruas Adão Brand e Vital Brasil, no São Sebastião; e a do bairro Siméria. As cinco emitiram no domingo o toque de desmobilização, possibilitando que os moradores voltassem para casa.

A Defesa Civil orienta a população a ficar atenta e, em caso de chuvas, ir para locais seguros, como pontos de apoio e casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco. Também orienta a população a construir com a correta drenagem das águas pluviais, além de chamar a atenção para os aterros clandestinos. Qualquer sinal de instabilidade nos terrenos deve ser comunicado ao número gratuito 199.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS