Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Vendedores fazem manifestação contra abertura de comércio aos domingos

Data: 29/10/2013

 A manifestação, que teve início na manhã desta segunda-feira, na Praça Dom Pedro, onde vendedores do comércio varejista reivindicavam contra a decisão de abrir o comércio aos domingos, terminou em reunião com o presidente do Sindicato dos Comerciários, Ernane Corrêa, para discussão sobre propostas de condições de trabalho. A reunião ocorreu na tarde de ontem, no prédio do sindicato, e estavam presentes, além de Ernane, mais de 50 empregados do comércio que lutavam pela inclusão dos feriados no aumento salarial e a exclusão dos domingos no calendário laboral.

Segundo Ernane Corrêa, os comerciários, principalmente da região da Rua 16 de Março, estavam bastante agitados, principalmente pelas constantes declarações do Sicomércio à imprensa, e alegavam contrariedade à abertura do comércio aos domingos. O trabalho neste dia da semana provém de lei federal de 05/12/2007, que diz que o comércio pode abrir aos domingos, desde que avisado com antecedência ao empregado, e garante dois domingos de trabalho seguido de um de folga. De qualquer forma, nem o sindicato, nem os comerciários são a favor da decisão.

- O Sindicato dos Comerciários apóia as manifestações e também é contra a abertura do comércio aos domingos. Acreditamos que o domingo seja o dia da família, dia de ir à igreja, dia de passear. Não é dia de trabalhar - diz Ernane Corrêa, presidente do sindicato.

Domingo, dia 03/11, os comerciários, com o sindicato da classe, promoverão uma nova manifestação pacífica, também na Praça Dom Pedro, Centro de Petrópolis, a partir das 10h. Na próxima quinta-feira, 31/10, empregados do comércio varejista e sindicato se reunirão em assembleia para discutir os parâmetros da manifestação.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS