Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Autoescolas de Petrópolis têm aprovação de alunos inferior às exigências do CONTRAN

Data: 10/10/2013

 As autoescolas de Petrópolis apresentaram nos últimos meses um déficit de aprovação dos alunos que vai contra a determinação do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que exige o mínimo de 60% nos testes práticos e teóricos em três meses. Segundo consta na página de consultas quanto ao desempenho das autoescolas, a média de aprovação dos alunos na cidade de Petrópolis fica entre 35,29% a 55,42%, não atingindo a exigência mínima.

A Assessoria de Comunicação do DETRAN-RJ explica que para a renovação do credenciamento, os Centros de Formação de Condutores devem apresentar índices de aprovação de seus candidatos de, no mínimo, 60% nos exames teóricos e práticos, respectivamente, referente aos 12 meses anteriores.

Quando o CFC não atinge o índice mínimo estabelecido, em períodos que não ultrapassem três meses, o órgão ou entidade executivo de trânsito do estado ou do Distrito Federal deve solicitar ao diretor de ensino do CFC uma proposta de planejamento para alteração dos resultados, sanando possíveis deficiências no processo pedagógico.

Persistindo o índice de aprovação inferior ao estabelecido, depois de decorrido três meses, os instrutores e os diretores do CFC deverão participar de treinamento de reciclagem e atualização.

O DETRAN do Rio de Janeiro informou que os 453 Centros de Formação de Condutores (CFC) que não atingiram o mínimo de aprovação este ano, compareceram a um encontro em setembro e deverão apresentar um plano de ação até o dia 30 de novembro deste ano.

Por ser um serviço de custo elevado, o que tem ocorrido muito é a busca pela habilitação através de sites de descontos e compras coletivas. Os usuários devem ficar atentos a este tipo de oferta que, muitas vezes, vem acompanhado de um golpe. Algumas empresas oferecem mais cursos do que realmente podem comportar suas frotas e salas de aulas. Em casos ainda mais complicados, acontecem vendas por parte de “empresas fantasmas” que somem imediatamente após o final da promoção, sem deixar vestígios.

COMO PRORROGAR O PRAZO

APÓS UM ANO

 

Lorena Fritz, 32 anos, técnica de segurança do trabalho, contou sobre sua peregrinação na autoescola até estourar o prazo limite de um ano, conforme informado na instituição, para completar o processo.

- O tempo é curto e os horários das autoescolas são inflexíveis. Fica difícil para conciliar as tarefas do dia-a-dia com as aulas. Além de tudo, não depende só do aluno. A autoescola demora a marcar as aulas práticas e as provas no DETRAN, afirma.

Ainda segundo Lorena, as autoescolas matriculam mais alunos do que a infraestrutura realmente suporta. São muitos alunos querendo agendar aulas e uma frota de carros que não atende a demanda. Isso atrasa todo o processo e quem paga por isso são os alunos. Além disso, as aulas são um verdadeiro tumulto.

- São 50 minutos por aula, mas esse tempo não começa a contar a partir do momento que estamos praticando, e sim desde o momento que saímos da autoescola para fazer a aula. Só o trânsito para chegar no Independência (bairro em que fazia as aulas), não dava tempo nem de praticar que já tinha que voltar. Muitas vezes fui para lá praticar baliza, mas eram tantos carros que íamos embora sem fazer nenhuma, relata Lorena, que após um ano ainda não conseguiu finalizar seu processo para habilitação.

Ao contrário do Departamento de Trânsito (DETRAN), as autoescolas têm afirmado aos candidatos que passado o prazo de um ano, tudo tem que ser começado do zero, os pagamentos todos refeitos e as aulas retomadas.

- Após um ano de processo de habilitação, sem a conclusão ou aprovação do candidato, tudo tem de ser refeito. O aluno perde todo o processo e deve repetir a matrícula na autoescola, refazer as aulas práticas e teóricas, pagar todas as taxas e fazer os exames. Afirma Vinícius, atendente de uma autoescola no Centro de Petrópolis.

Porém, segundo a assessoria de imprensa do DETRAN, depois de um ano, se não for possível concluir o processo de habilitação, o aluno pode entrar com um pedido administrativo de prorrogação por mais um ano. Neste caso, o candidato paga por mais um Duda (R$203,54), pelo carro para novo teste e aulas extras (se achar necessário), mas fica dispensado das 45 aulas teóricas e 20 aulas práticas, bem como suas taxas. 

Para se certificar do cadastramento de uma autoescola ou saber o desempenho em índices de aprovação, basta acessar o site do DETRAN - www.detran.rj.gov.br.

 

Autescolas

Status

Total de alunos

Aprovados (%)

ACDJ LTDA (ITAIPAVA)

Ativa

103

52,42

ATLANTIS AUTOESCOLA S/C LTDA ME

Ativa

178

39,32

CARVALHO E CARVALHO LTDA ME

Ativa

71

43,66

CRUZEIRO LTDA

Ativa

64

54,68

IMPERIAL LTDA ME

Ativa

123

47,15

LEVY GASPARIAN LTDA (SERRA VERDE)

Ativa

17

35,29

MARCELOS AUTO ESCOLA  S/C LTDA

Ativa

86

43,02

PETRÓPOLIS LTDA ME

Ativa

194

44,32

RUA DO IMPERADOR LTDA ( EDUCAR)

Ativa

75

36

SABBADIM LTDA ME

Ativa

175

55,42

SERRA VERDE LTDA-ME

Ativa

113

46,01

SERRANA LTDA ME

Ativa

 

 

TOCANTINS DA SERRA LTDA

Ativa

22

54,54




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS