Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Comércio demite e fim de ano pode não gerar contratações

Data: 01/10/2013

Setor teve o pior desempenho em agosto 

O ano de 2013 está difícil para o comércio em Petrópolis. De janeiro a agosto deste ano, apenas três meses (março, abril e julho) registraram um saldo positivo na geração de emprego, já nos outros cinco demitiu-se mais do que contratou pessoal. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado este mês pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o comércio foi o setor que obteve o pior desempenho em agosto, em Petrópolis, com 847 admissões e 890 demissões, totalizando uma perda de 43 vagas no mercado de trabalho. O varejista impulsionou esse índice, uma vez que registrou um saldo negativo de -46, ao contrário do atacadista que teve +3 vagas. O desejo dos empresários do setor é por melhora nas vendas nos próximos meses, mas a estimativa não é tão boa.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, ainda não há uma expectativa para um número de contratações de fim de ano. Apesar de ser a época mais aguardada pelos comerciantes, não é esperado um grande movimento.

- Ainda está muito fraco, acredito que as contratações só começarão a aparecer no fim de outubro, início de novembro, mas não deve superar as do ano passado. Está bem difícil este ano – disse Fiorini.

As lojas de roupas infantis e de brinquedos já podem estar próximas de se recuperarem, uma vez que em 12 de outubro é o Dia das Crianças e isso, certamente, incrementará as vendas do mês. Entretanto, por enquanto, o setor tem amargado pouco movimento e, consequentemente, menos oportunidades de trabalho. A função de vendedor de comércio varejista, com remuneração de R$ 820,29, registrou 279 admissões contra 269 demissões, o que aponta um saldo pequeno, mas positivo de mais 10 vagas; e gerente de vendas e vendedor do comércio atacadista, com menos saldo de -2. Repositor de mercadoria também está favorável, com 94 contratações e 71 desligamentos (+23). O salário registrado é de R$ 927,59. Na contramão está a função de supervisor de vendas, com saldo negativo de -4 vagas.

O ano já começou difícil, com um saldo negativo de -210, uma vez que foram 814 admissões e 1.024 demissões. Entretanto, essa diferença era esperada por causa das contratações de fim de ano. Em agosto do ano passado, a situação do setor, mesmo não tendo sido uma das melhores, realizou 877 admissões e 806 demissões, garantindo um saldo positivo de +71, bem acima dos -43 registrados em agosto de 2013.

Agora é preciso torcer por uma mudança para os próximos meses.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS