Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Defesa Civil forma agentes comunitários no Morin e convida voluntários para participar

Data: 24/09/2013

 

Os moradores do bairro Morin poderão se tornar agentes comunitários no próximo fim de semana, por meio do curso de formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), aberto ao público que deseja ser voluntário nas frentes de trabalho da secretaria de Proteção e Defesa Civil. Os participantes aprenderão como ajudar na prevenção de desastres das chuvas, além de ter noções de percepção de risco e de saber o que fazer em caso de desastres naturais.

 

A capacitação desses agentes é uma medida da Prefeitura de Petrópolis para preparar a cidade para as chuvas de verão. O agente comunitário será um elo entre o Morin e a Defesa Civil. O curso será realizado na Escola Paroquial Nossa Senhora da Glória, na Rua Augusto Severo, Morin, e os interessados devem comparecer à escola no sábado, 28/9, de 8h as 17h, e no domingo, 29/9, de 8h as 12h.

 

“Os agentes comunitários serão integrantes da própria comunidade, que vão trabalhar voluntariamente para a construção de uma sociedade mais segura e resiliente, através da interação com a Defesa Civil”, disse o diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves, responsável pelo curso.

 

A Prefeitura vai criar ainda 50 Nudecs em 2013. Em cada núcleo, 30 agentes comunitários serão formados, totalizando 1,5 mil pessoas capacitadas para atuar na prevenção de tragédias nas comunidades. Os agentes comunitários vão auxiliar na execução de ações da Defesa Civil na comunidade e também vão participar de campanhas educativas para estimular o envolvimento da população.

 

“O curso também vai dar uma noção, instruir as pessoas para, em um momento de catástrofe, saber como agir, como fazer a retirada de uma pessoa, sem prejudicá-la. Em relação à parte estrutural, o agente comunitário saberá onde pode entrar. Então o curso vai preparar a comunidade para um eventual desastre”, disse o chefe de integração comunitária da Defesa Civil, Paulo d’Avila, responsável pelas atividades desenvolvidas pelos Nudecs.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS