Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Bomtempo apresenta projeto ao BID para finalizar obras do Centro

Data: 24/09/2013

 O prefeito Rubens Bomtempo deu hoje um importante passo para a realização de um sonho dos petropolitanos: a finalização das obras de reurbanização do Centro Histórico, paralisadas desde 2008. Bomtempo apresentou hoje ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o projeto de readequação do sistema de distribuição de energia para as redes subterrâneas do lado ímpar da Rua do Imperador. O aterramento total da fiação aparente representa um ganho turístico e devolve à cidade a beleza do conjunto arquitetônico do local.

O encontro aconteceu no Grande Hotel - um empreendimento totalmente recuperado por causa das obras de reurbanização - e reuniu o governo do estado, secretários municipais, empresários, representantes do setor turístico, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e da concessionária Ampla. O objetivo foi sensibilizar o BID para o financiamento do projeto pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Bomtempo agradeceu especialmente ao vice-governador Luiz Fernando Pezão, que foi parceiro neste pleito, e ao governo federal, por ter aberto o diálogo com o BID.

- A aproximação dos governos faz com que possamos nos sentir mais amparados. Petrópolis merece - disse o prefeito.

Bomtempo lembrou que em 2008 entregou a Rua do Imperador remodelada e reorganizada.

- As obras simbolizaram um novo momento para os petropolitanos e visitantes. Estamos novamente dialogando para que Petrópolis possa ter um peso cada vez maior no turismo do país - disse o prefeito ao informar que a reurbanização do Centro Histórico, realizada na sua segunda gestão, garantiu a abertura de oito novos hotéis e pousadas no Centro Histórico, o que significou um crescimento de 45,35% na oferta de leitos do município.

 

Custo será de

R$ 6,5 milhões

 

Pelo projeto, as obras para o enterramento da fiação do lado ímpar vão custar R$ 6,5 milhões. Entre as intervenções estão o cabeamento subterrâneo; o sistema de proteção; transformação; remoção de toda a instalação aérea, inclusive os postes e a interligação do sistema novo nas unidades de consumo com pequenas obras de infraestrutura, pois a maior parte do trabalho já foi feita entre 2006 e 2008.

- Quando o prefeito apresentou essa proposta ao governador Sérgio Cabral foi atendido de imediato. É impossível pensar no Prodetur, que é um programa para o desenvolvimento do turismo no interior do estado, sem inserir Petrópolis - ressaltou o subsecretário de Urbanismo Regional Metropolitano, Vicente Loureiro.

A empresária e uma das proprietárias do Grande Hotel, Denise Ghidini, estava presente no encontro e falou sobre o empreendimento.

- Esse era um sonho do meu pai. A revitalização do Centro Histórico foi predominante para realizarmos esse investimento alto, privado e difícil. Restaurar um prédio histórico é um desafio e quando vimos naquele momento o prefeito Rubens Bomtempo ao nosso lado nos encorajamos. Agora só falta um detalhe para o total sucesso desse marco histórico na cidade: o enterramento da fiação do lado ímpar - disse.

O projeto também recebeu apoio do Inepac.

- A Rua do Imperador tem o maior conjunto arquitetônico tombado do Estado do Rio. Temos hoje um governo muito parceiro para a finalização dessa obra - declarou a representante do órgão, Patrícia Carvalho.

- Estamos com uma cidade linda, florida e conservada. Nós apoiamos a realização desse projeto - destacou o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Bruno Wanderley.

O presidente do Conselho do Turismo, Rogério Elmor, também ressaltou a importância da intervenção.

- O novo Centro Histórico revolucionou a cidade, que estava esquecida. Trouxe novos empreendimentos e impulsionou o turismo. A finalização da obra é de fato o nosso sonho - afirmou.

Depois da apresentação do projeto e dos depoimentos a favor do investimento, a especialista do Prodetur pelo BID, Annette Killmer disse estar encantada com a cidade e com tudo que foi realizado por Bomtempo nos seus dois primeiros mandatos.

- Muito bom ver tanta dedicação e cuidado com essa cidade, que é uma jóia. Vi aqui o envolvimento de vários atores e é incrível a opinião unânime sobre a importância dessa obra. A participação de todos é o que nos dá confiança e mostra que o projeto se encaixa perfeitamente na ideia do programa, que é o de agregar valor aos destinos turísticos - disse.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS