Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Conferência municipal de Saúde termina hoje com eleição dos novos membros do conselho

Data: 24/09/2013

 

 

Cerca de 170 pessoas participaram da segunda etapa da XII Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (21/9) no auditório da Fase. Após os debates e palestras, os participantes aprovaram o relatório final da conferência que prevê a criação, pelo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), de um grupo de trabalho encarregado da análise e propostas de reestruturação do Sistema Único de Saúde em Petrópolis.

 

- Essa proposta teve como objetivo criar ações mais propositivas em favor da melhoria do sistema. A conferência como um todo teve esse contexto, com propostas mais abrangentes - ressaltou o secretário de saúde, André Pombo, acrescentando que o evento foi bem democrático.

 

O grupo de trabalho terá o prazo de seis meses para desenvolver as propostas e análises que serão apresentadas em uma Conferência Extraordinária Municipal de Saúde, prevista para março de 2014. Farão parte do grupo profissionais técnicos da Secretaria Municipal de Saúde; além de representante da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, dos usuários do SUS, dos profissionais de saúde, dos prestadores privados de serviços ao SUS e de estabelecimentos de ensino.

 

O relatório da XII Conferência Municipal de Saúde também prevê ações para a atenção básica como a melhoria da infraestrutura e a realização de um fórum intersetorial; aumento no aporte financeiro da saúde por parte da Secretaria de Estado de Saúde e ampliação dos repasses financeiros para custeio do Hospital Alcides Carneiro, pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Estado. Ações que valorizem os profissionais da saúde também fazem parte do documento. O relatório final será levado para homologação na primeira reunião após a posse do novo Conselho Municipal de Saúde (Comsaúde), em novembro.

 

A abertura da Conferência Municipal de Saúde aconteceu na sexta-feira (20/9) com a presença do prefeito Rubens Bomtempo. Durante a solenidade realizada no auditório da Acep, o prefeito ressaltou a importância de a conferência estar em sintonia com a realidade e com os anseios da população.

 

- É preciso discutir os pontos mais prioritários e trabalhar no sentido de entender mais a saúde. A partir dessa conferência temos a tarefa de fazer um plano municipal para os próximos anos - destacou o prefeito.

 

Também participaram da abertura o secretário de saúde, André Pombo, a presidente do Comsaúde, Ricardo Patuléa; o presidente da comissão organizadora da Conferência, Thiago Pires; o secretário executivo da Acep, Lédio Ferreira e o vereador Silmar Fortes.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS