Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Samu deve começar a funcionar com metade dos médicos

Data: 19/09/2013

 A falta de médicos é um problema nacional, prova disso é o programa Mais Médicos, em que profissionais estrangeiros estão sendo contratados para atuar em diferentes estados do país. A situação vem atingindo Petrópolis tanto que, além da falta de profissionais nas unidades já existentes, o Serviço Móvel de Urgência (Samu) pode ser implantado na cidade com a metade da quantidade de médicos necessários. O edital lançado contava com 14 vagas, mas apenas sete se apresentaram.

A notícia foi dada durante a audiência pública realizada no Alto da Serra nesta semana, uma vez que os problemas da Saúde foram os mais citados na reunião.

- O serviço vai começar com sete médicos. Acredito que no fim deste mês ou em outubro, (o Samu) já esteja em funcionamento – explicou o presidente da Câmara Municipal, vereador Paulo Igor, embora em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde tenha informado que não há previsão para inauguração.

Para garantir que mais profissionais se interessem em atuar no Samu, um projeto de lei deve ser encaminhado nos próximos dias ao Legislativo para que os médicos contratados pela unidade possam ter um salário mais alto, segundo foi informado durante a audiência. De acordo com a Secretaria de Saúde, a instituição estuda a possibilidade de realização de um processo seletivo para completar o quadro de

 

SITUAÇÃO ANTIGA

 

A situação do Samu tem se arrastado na cidade desde o governo passado. Recentemente, na atual administração, a reativação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana foi a principal discussão da Comissão Intergestora Regional (CIR – Serrana) durante um encontro em Nova Friburgo realizado na semana passada. O consórcio é formado por 16 municípios serranos do Estado e desde 2012 encontra-se esvaziado.

O secretário de Saúde, André Pombo, levou um balanço de todas as ações para a implantação do Samu em Petrópolis, para o atendimento à Região Serrana.

- O prédio onde funcionará o serviço passou por reforma e está sendo adequado conforme as determinações do Ministério da Saúde; realizamos o processo seletivo para a contratação dos profissionais; compramos os materiais e equipamentos usados no atendimento e também o uniforme utilizado pela equipe. Estamos na reta final para iniciarmos o serviço – disse, na ocasião, o secretário de saúde, André Pombo.

Também neste mês de setembro, André Pombo formalizou a entrega de uma ambulância do Samu para a cidade de São José do Vale do Rio Preto, que faz parte do consórcio, e por isso, tem o direito a um dos veículos doados em 2011.

- São José do Vale Rio Preto está estruturando o local onde a ambulância do Samu vai ser implantada. Para que o Consórcio funcione é preciso que todos os municípios tenham suas bases instaladas - comentou André Pombo durante a entrega.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS