Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Um varal com reclamações do povo foi montado ontem em frente à Câmara

Data: 06/09/2013

 Um varal foi estendido na Praça Visconde de Mauá, em frente à Câmara dos Vereadores, na tarde de ontem. Mas no lugar de roupas, estavam expostas mais de 150 reclamações de petropolitanos. A ação foi realizada pelo grupo “Evidente de Petrópolis”, um movimento social que surgiu como dissidência do Fórum Petrópolis (criado em junho). Eles nomearam a ação como “Varal das Evidentes falhas de Petrópolis”.

 

Na última terça-feira, eles se reuniram no Calçadão do Cenip e convidaram as pessoas que passavam por ali a escrever em uma folha os problemas da cidade. No alto da página, estava escrito “Evidente que:”, e partir disso, todos puderam reclamar sem a necessidade de assinar.

 

– A população quer reclamar e não tem como. Nem todos podem ou tem coragem. Então nós pedimos para eles não assinarem. Mas aqui estão os principais pontos urgentes – disse uma das líderes do “Evidente de Petrópolis”, Simone de Assis.

 

– Não quisemos influenciar ninguém. Deixamos todos falarem os problemas, de forma bem democrática. Essa é a ideia – falou outra integrante, Yanne Alves.

 

Um dos objetivos era mostrar a demanda aos vereadores. E eles conseguiram. Por volta de 17h30, durante uma pausa da sessão, todos desceram da Câmara e foram conversar com o grupo.

 

– Acho bem bacana a atitude. É uma manifestação diferente, silenciosa. É a população expressando o que incomoda – afirmou o presidente da Câmara, Paulo Igor (PMDB). Ele fez questão de destacar uma das frases (“Evidente que: as pessoas tem que ter educação e não jogar lixo na rua”), relacionando com a lei que estavam votando (proibição de jogar lixo na rua).

– Vemos que o projeto da Casa é uma demanda popular – completou.

 

O grupo foi orientado por Igor a percorrer outros bairros e recolher mais reclamações para, em seguida, protocolar os pedidos na Câmara. Hoje, o grupo fará a mesma ação na sede prefeitura.

 

As reivindicações foram as mais variadas: por saúde, educação, transportes, entulho, o fim das vitórias. Mas o grupo “Evidente de Petrópolis” acha que o mais surpreendente são os pedidos por segurança. Além disso, também foi possível identificar solicitações específicas para vários bairros: Duques, Bingen, Mosela, Sargento Boening, Quitandinha, Coronel Veiga, Pedras Brancas e outros. São diversas demandas, como por exe

mplo, melhor iluminação pública e asfaltamento.

 

Confira algumas frases:

 

“Evidente que: está tudo errado: saúde, educação, transporte, etc”

“Evidente que: precisa de mais vaga para UTI”

“Evidente que: falta emprego, falta dentista, falta médico”

“Evidente que: falta inclusão para crianças especiais nos colégios”

“Evidente que: a reserva florestal de Araras está tomada por casas irregulares"

“Evidente que: não temos coleta seletiva em toda cidade”

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS