Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Hospital Alcides Carneiro pode ter banco de sangue do SUS

Data: 24/07/2012

 

 

O prédio ainda em construção no Hospital Alcides Carneiro, onde seria instalado o Centro de Terapia Oncológica (CTO), se depender da direção do Sehac será destinado de fato ao seu objetivo original, banco de sangue. A informação foi dado pelo diretor técnico do HAC, Lécio Carneiro, explicando que o CTO continuará funcionando em sua sede, mas sob a responsabilidade do HAC.

 

O Alcides Carneiro é atualmente o hospital de referência para atendimento dos pacientes oncológicos, principalmente para cirurgia, e, segundo ele, mesmo antes de ser referência já atendia aos pacientes. “Nós somos responsáveis pelo CTO e por isso, se um paciente passar mal, é transferido imediatamente para o Alcides Carneiro”, frisou o diretor técnico do HAC.

Segundo Lécio Carneiro, todo o sangue utilizado pelo Hospital Alcides Carneiro  vem do HemoRio, e quando necessitam de mais sangue devido a uma urgência compram do banco de sangue do Hospital Santa Teresa. “Somos abastecidos pelo HemoRio e, devido à nossa necessidade, a instalação de um banco de sangue é necessária. Este é um projeto que está ainda em discussão”.

A instalação de um Hemocentro em Petrópolis, no prédio anexo ao Alcides Carneiro, é uma reivindicação antiga do vereador Marcio Vieira Muniz, especialista em hematologia. Ele disse que há mais de 20 anos que há um convênio com o Ministério da Saúde e que nunca foi implementado, lembrando que equipamentos para o hemocentro chegaram a vir para Petrópolis e ficaram guardados no HAC, mas como a obra nunca foi terminada e depois o destinaram para o CTO, os equipamentos foram devolvidos.

Para Marcio Muniz, a notícia de que o prédio pode ser destinado a um banco de sangue é muito importante, afirmando que se puder contribui para sua efetivação. “Uma cidade como Petrópolis não pode ficar sem um banco de sangue público, e se for instalado ao lado do Alcides Carneiro terá condições de atender todo o sistema público do município, principalmente aos pacientes do Alcides Carneiro”.

 

 

Rogério Tosta

Redação Tribuna




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS