Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Cidade >> Notícias
   
  Academias da Terceira Idade será levado ao interior do Estado

Data: 10/03/2012

  As Academias da Terceira Idade (ATI’s) implantadas na cidade do Rio serão estendidas para todo o estado a partir deste mês, graças a uma indicação legislativa do deputado Marcus Vinícius (PTB). O parlamentar é vice-presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e esteve na primeira academia instalada na capital, na Praça Serzedelo Correia, em Copacabana, Zona Sul do Rio. “O governador Sérgio Cabral levará o projeto para as cidades do interior. É uma academia específica, que ajuda na redução do uso de medicamentos controlados, entre outras coisas. Com isso, os idosos passam a ter uma vida mais saudável”, afirmou o petebista.
O deputado comentou que as ATI’s (um projeto da Prefeitura do Rio) ajudam a melhorar a autoestima, aumentar o condicionamento físico e cardiovascular, fortalecer a musculatura, desenvolver a autonomia funcional e incentivar a integração social da terceira idade. As academias são compostas por dez aparelhos que permitem o desenvolvimento de exercícios de força e flexibilidade, atendendo diretamente às necessidades dos idosos. Hoje, cerca de 600 alunos estão inscritos na ATI de Copacabana. No total, são 61 instaladas na cidade do Rio. Em todos os centros, os praticantes contam com a supervisão e a ajuda de um professor de Educação Física, um técnico em Enfermagem e um apoio para fazer a inscrição e acompanhar os trabalhos.
Coordenador do projeto, Sérgio Bernardo explicou que os aparelhos ficam disponíveis durante todo o dia, mas os professores trabalham em dois turnos: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 10h e das 16h às 19h. “A academia faz com que o idoso se sinta em casa e desenvolva a sua autonomia funcional com a prática do exercício físico. Ela trabalha diversos fatores, como o lado social, a parte aeróbica e a parte muscular”, comentou.
Inaugurada em 2009, a Academia da Terceira Idade já conta com alunos que mudaram suas vidas devido aos benefícios que as atividades físicas proporcionam. A aposentada Georgina Barbosa, de 62 anos, conta que, depois que passou a frequentar a ATI, há mais de um ano, largou a fisioterapia e acabou com as dores nos pés. “Eu caminhava frequentemente e, depois que eu comecei aqui na academia, estou sentindo menos dores. Fazia fisioterapia e, hoje, não preciso fazer mais, parei de caminhar e venho aqui na praça diariamente para me exercitar”, disse a atleta da terceira idade.

 

FONTE: Tribuna de Petrópolis




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS