Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Petrópolis e as Chuvas
   
  Deslizamento na Posse deixa sete famílias desalojadas

Data: 10/01/2012

A barreira colocou em perigo as construções que ficam logo acima da encosta e também as que ficam abaixo. / Adriano Duarte

Um deslizamento de terra deixou sete famílias desalojadas, ontem de manhã, na Estrada do Brejal, na Posse. Dois imóveis foram parcialmente atingidos e outros cinco, que na realidade formam uma casa geminada, estão em risco. Não houve feridos, mas moradores da região ficaram apavorados. A Defesa Civil esteve no local e interditou as residências, cujos moradores buscaram abrigo na casa de parentes.
De acordo com Adriano de Oliveira Duarte, morador no local, o deslizamento estava previsto e a preocupação era que uma tragédia acontecesse. “Com medo, uma família, inclusive, já havia deixado a casa hoje (ontem) de manhã, porque o barranco não havia parado de descer. Se ele continuar descendo, além de causar o desabamento dessa casa geminada, vai fechar a rua e ainda pode atingir outros três imóveis”, conta o morador.
De acordo com a Defesa Civil, entre a tarde de domingo e a tarde de ontem, o maior volume de precipitação foi registrado na Posse, com índice pluviométrico de 139 milímetros. No Itamarati, o registro pluviométrico apresentou 46 milímetros. No bairro Independência, o volume de chuva chegou a 70 milímetros. O Vale do Cuiabá registrou 76 milímetros. As informações podem ser aferidas no site do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) – http://inea.infoper.net/inea/.
Desde o dia 1º de janeiro, o número de ocorrências atendidas pela Defesa Civil cresceu consideravelmente. Até ontem à tarde, o órgão já havia contabilizado 4 ocorrências, sendo 3 delas emergências e o restante preventivas. No mesmo período, foram realizadas  interdições. á 23 pessoas desalojadas. De acordo com o boletim divulgado pela DC, grande parte das ocorrências se refere a pequenos deslizamentos de terra, residências que apresentam pequenas rachaduras, alagamentos e vistorias preventivas. Os bairros mais afetados com as chuvas foram Cascatinha, Araras, Floresta, Carangola, Roseiral e Corrêas.
Mas, os estragos causados pelas chuvas não estão concentrados em Petrópolis. Várias cidades do estado, como Nova Friburgo e Macaé, também viveram a mesma situação, mas foi em Sapucaia que as ocorrências mais graves foram registradas. No local, até a noite de ontem, oito mortes já haviam sido contabilizadas (duas crianças e seis aduktos). Sete delas ocorreram na região conhecida como Jamapará. Pelo menos 12 pessoas continuavam desaparecidas.
Trinta bombeiros dos municípios de Carmo, Teresópolis, Três Rios e Itaipava estão trabalhando no resgate das vítimas, em Sapucaia e tiveram dificuldades para acessar Jamapará por causa da queda de barreiras nas estradas.
Deslizamentos de terra foram registrados ainda na Rodovia BR-040. De acordo com a Concer, a chuva forte causou o deslizamento de terra em dez pontos da estrada, os quais ficaram em meia pista nos kms 35, 34, 32 (Areal), 22 e 15 (Três Rios) e 09 (Levy Gasparian), estas no sentido Juiz de Fora, e ainda nos kms 820, 827 (Simão Pereira, MG), 01 (Levy Gasparian) e 20 (Três Rios), no sentido Rio de Janeiro. Frentes de trabalho, com caminhões e máquinas a serviço, providenciaram a retirada da terra e liberação das pistas. Quedas de barreira também interditam completamente os acessos e saídas entre a BR-040 e a BR-393, causando o fechamento total da saída do Km 22, em Três Rios. No Km 810, o acesso a Cotegipe e Matias Barbosa também foi interditado por causa de barreira. A Serra de Petrópolis, no entanto, não chegou a ser afetada.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 10 de Janeiro de 2012.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS