Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Petrópolis e as Chuvas >> Notícias
   
  Teste mensal das sirenes instaladas na cidade é realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Data: 18/06/2014

 

Teste mensal das sirenes instaladas na cidade é realizado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil

Tribuna de Petrópolis, Quarta, 18 Junho 2014 19:16

 

Os testes são uma forma de a DefesaCivil corrigir a tempo possíveis erros que possam acontecer no Sisetma de Alerta e Alarme.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil realizou na última segunda-feira o teste mensal das sirenes – o terceiro em parceria com os agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs). Da sede da Defesa Civil, as 18 sirenes instaladas em Petrópolis foram acionadas remotamente, pela internet. Lotados nas comunidades, os agentes das UPCs relataram que os alertas puderam ser ouvidos nos bairros, sem falhas.

Cinco minutos depois, os próprios agentes realizaram o acionamento manual das sirenes, uma forma de se familiarizarem com os equipamentos. Esse tipo de acionamento é o “plano B” da Defesa Civil. No teste, somente houve problema no equipamento da João Xavier. No mesmo dia, a empresa responsável pela manutenção foi comunicada pela Defesa Civil e fez os reparos necessários.

Os testes são uma forma de a Defesa Civil corrigir a tempo possíveis erros que possam acontecer no Sistema de Alerta e Alarme. As sirenes são consideradas a principal ferramenta de prevenção de desastres naturais a curto prazo que Petrópolis tem. Quando há risco iminente de deslizamentos generalizados no bairro, as sirenes são acionadas. Neste caso, os moradores de áreas de risco devem sair imediatamente de casa e procurar locais seguros, como os pontos de apoio sinalizados pela Prefeitura ou casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco.

As 18 sirenes estão instaladas em dez comunidades: no Quitandinha, Ferroviários, Vila Felipe, João Xavier, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet e 24 de Maio.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS