Petrópolis, 18 de Abril de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Reuniões e Eventos
   
  SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS ESTÁ DESATIVADO POR FALTA DE PAGAMENTO

Data: 07/09/2016

 

SISTEMA DE ALERTA DE CHEIAS ESTÁ DESATIVADO POR FALTA DE PAGAMENTO

Tribuna de Petrópolis

 

O Sistema de Alerta de Cheias não está funcionando em Petrópolis. A denúncia foi feita durante reunião da Frente Pró-Petrópolis, ocorrida ontem. Presente ao encontro, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marcus Lima, confirmou a informação. Segundo ele, está ocorrendo um problema com relação ao pagamento de alguns contratos. O Sistema de Alerta de Cheias foi criado pelo Inea, com o objetivo de informar as autoridades e à população quanto à possibilidade de chuvas intensas e de inundações graduais (cheias) que possam causar perdas materiais e humanas. 

Cabe ao Inea o monitoramento e envio de alertas de cheias (inundações graduais) em apoio às Defesas Civis na prevenção de desastres. O Sistema de Alerta é formado por uma rede de estações telemétricas e de radares que enviam, em tempo real, dados de chuva e do nível dos rios monitorados. Esse sistema deixou de funcionar em Petrópolis.

“O que ficamos sabendo foi que o sistema de alerta de cheias no Cuiabá e nos outros pontos instalados em Petrópolis estão desativados. Estamos perto da época de fortes chuvas, não podemos esquecer disso. A informação é que o problema é a falta de pagamento para as empresas responsáveis. Isso é muito preocupante”, disse o engenheiro agrônomo Rolf Dieringer, integrante da Frente Pró-Petrópolis.

A Tribuna de Petrópolis questionou os coordenadores do Sistema de Alerta de Cheias do Inea, mas, até o fechamento dessa matéria, não recebeu resposta sobre quando o sistema voltará a funcionar.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS