Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Reuniões e Eventos
   
  FPP realiza campanha sobre mobilidade de 15 a 22 de Setembro

Data: 11/09/2014

FPP realiza campanha sobre mobilidade de 15 a 22 de Setembro

Tribuna de Petrópolis, 11 de Setembro de 2014

 

A campanha, que precede o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), tem o objetivo de conscientizar a população sobre as alternativas para que a mobilidade urbana seja alcançada 

 

O Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa está promovendo a Semana da Mobilidade, de 15 a 22 de setembro, quando uma campanha de conscientização será realizada. Iniciativa inédita da sociedade civil organizada, a Semana da Mobilidade prevê a divulgação, principalmente pela internet, de uma série de vídeos, que abordam questões como a utilização do transporte coletivo, veículos não motorizados e o uso consciente do transporte individual. 

A campanha, que precede o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), tem o objetivo de conscientizar a população sobre as alternativas para que a mobilidade urbana seja alcançada e, principalmente, estimular a participação dos cidadãos nas tomadas de decisões e ações diárias em torno deste tema. “Normalmente, as pessoas só pensam em mobilidade urbana quando estão presas no engarrafamento, mas mobilidade vai muito além disso e não é uma questão que deve ser tratada apenas pelo poder público. É necessário que cada um faça a sua parte no dia a dia” – esclarece Paulo Martins, membro do IPGP.

Ações simples como andar a pé ou de bicicleta, sempre que possível, dar preferência para o transporte coletivo, realizar caronas solidárias, evitar os horários de rush e não parar o carro em local inadequado são apenas algumas mudanças que cada um pode realizar no seu cotidiano e gerar uma grande melhoria na vida do coletivo. “Nós, do IPGP, acreditamos que as coisas só vão para frente através da integração e participação coletiva em prol do bem comum da sociedade” – indica Martins, lembrando que a próxima atuação formal neste cenário será realizada na Conferência do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, onde a população poderá participar dos debates, dar sugestões e votar e escolher o novo corpo de membros do Comutran.

“Entre as pautas abordadas na conferência estarão as 20 propostas que foram feitas em março, na Conferência da Cidade, e que poderão fazer parte no Plano de Mobilidade. Por isso, é muito importante que a população esteja presente para opinar e contribuir na elaboração de novas ideias que beneficiem nossa cidade.” – enfatizou Martins. 

 O IPGP é composto por representantes de diversos setores da sociedade civil e pretende atuar no desenvolvimento de uma consciência de gestão participativa da população em todas as áreas de interesse coletivo, como a saúde, assistência social e ordenamento urbano. A primeira campanha foi fundamentada na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Petrópolis, que deve estar concluído até abril de 2015.

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS