Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Reuniões e Eventos
   
  Philippe Guedón propõe a capacitação de integrantes de conselhos municipais

Data: 24/04/2014

Philippe Guedón propõe a capacitação de integrantes de conselhos municipais

Tribuna de Petrópolis, quinta-feira, 24 de Abril 2014

 

Conforme dados levantados pelo Instituto, juntamente com a FPP e o Portal Dados Municipais (PDM), Petrópolis conta com 29 conselhos, sendo que apenas dois estaria sem atividade. 

 

 

 

Com objetivo de buscar um programa de capacitação dos membros dos conselhos municipais, sejam representantes da sociedade civil ou dos poderes Executivo e Legislativo, o Instituto Philippe Guedon Pró Gestão Participativa (IPGP), está encaminhado a Câmara Municipal a minuta de um projeto com este objetivo. O encaminhamento pelo IPGP se deu a pedido da Frente Pró Petrópolis (FPP), tendo como base trabalho realizado ano passado para formação de conselheiros. 

Conforme dados levantados pelo Instituto, juntamente com a FPP e o Portal Dados Municipais (PDM), Petrópolis conta com 29 conselhos, sendo que apenas dois estaria sem atividade. Considerando o número de representantes da sociedade civil (600), mais dos poderes Legislativo e Executivo, os conselhos reúnem mais de mil cidadãos que mensalmente se reúnem para debater políticas públicas ou para analisar e discutir problemas relativos as mais diferentes áreas da cidade. 

O documento que está sendo encaminhado para a Câmara Municipal, assinado pelo diretor do IPGP, Paulo Martins, contempla algumas etapas para formatação de encontros de capacitação dos conselheiros ou candidatos aos conselhos. Uma delas trata do levantamento de todas as informações pertinentes as funções dos conselhos temáticos: políticas públicas já formuladas, legislações no âmbito federal, estadual e municipal, regimentos e normas operacionais.

Com estas informações, deverá ser feito uma formatação do material através de método pedagógico adequado a sua apresentação escrita e falada. O documento prevê ainda outras ações, todas com objetivo de tornar possível a capacitação dos conselheiros, como supervisão e acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos multiplicadores junto ao seu público alvo e fornecimento de certificação aos participantes. 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS