Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Pautas e Atas
   
  FPP: PAUTA da reunião prevista para 12.MARÇO.2019: 09:00-11:00 h (FIRJAN)

Data: 06/03/2019

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS

Pauta da reunião  de 12.03.19, 09h00 às 11h00h (FIRJAN)  

FIRJAN – Av. D. Pedro I, 579 – 25610-020 – Petrópolis/RJ

dadosmunicipais@gmail.com

Secretariado: IPGPar – R. Afrânio de Mello Franco, 333, sala 103, parte (Conecta)/ Petrópolis/RJ - C.N.P.J.: 19.658.341/0001-87 – ipgpar@gmail.com.br

 

I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas: ...

 

02 – Presenças: ...

 

03 - Calendário das próximas reuniões da FPP, 1ª terça do mês, das 09 às 11 horas.

Mar  – 12

Abr – 02

Mai – 07

 

II – IPGPar, Dados, O BRADO, OSPetro, FPP

 

01 – IPGPar

Exposição dos trabalhos do Instituto, sobretudo no campo da elaboração do Plano Estratégico de Petrópolis, possível pequena-grande revolução política a nível municipal, base de toda a estrutura administrativa pública do Brasil. O IPGPar arrisca-se ao  empreendê-la, mas não seria o IPGPar se não o fizesse. Aos cuidados de Sílvia, Prof. Cleveland, Renato, Luis Carlos Dias, Ramiro Farjala, Roberto Rocha e Marcia.

 

02 – O BRADO

A edição de 15.03 está aos cuidados de Renato para remessa a cerca de três milhares de endereços no Brasil. Deixamos aqui a sugestão de incluir os 81 Senadores na lista de endereços, pois entre eles há pessoas como o Sen. Reguffe. Os endereços oficiais são públicos.

 

03 – Dadosmunicipais/site do IPGPar

O nosso site (dadosmunicipais@gmail.com) continua atualizado, graças ao nosso Renato, que tem o dom da ubiqüidade.

 

04 – OSPetro

Tudo indica que, após longo período de organização, o OSPetro, sob a presidência da OAB e contando com amplo apoio, está às vésperas de deslanchar. Lembramos que o OSB, ao qual estaremos ligados, é o Observatório Social do Brasil e seu símbolo é uma lupa. Expressivo, não?

 

05 – FPP  

 

A – Revisão da LUPOS

Não temos tido notícias da retomada das reuniões após a virada do ano.

 

B – PLANO ESTRATÉGICO DE PETRÓPOLIS (PELO POVO)

O tema reaparece aqui, por ser a FPP a retaguarda do IPGPar nesta campanha. Na reunião, será tratado em função das colocações preliminares do IPGPar.

 

C – SEHAC

Recomendamos que todos os integrantes da FPP, após terem constatado o papel de fantasma desempenhado pelo SEHAC na LOA, fiquem atentos à publicação dos relatórios e Balanço de 2018 até abril de 2019. A ser seguida a tradição dos anos anteriores, tais documentos legais serão publicados em algum Município, mas seguramente não em Petrópolis. Por que? Cabe a pergunta, por não haver lógica na prática. Respeitamos o SEHAC e avaliamos positivamente o seu potencial, mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

 

D – COMENTÁRIOS SOBRE PL DA LOA PARA 2019

Como é sabido, o Secretário Marcelo Fiorini não pôde estar presente à nossa reunião de fevereiro, junto com seus Assessores. Colocamos na ata as principais preocupações da FPP, mas não obtivemos qualquer reação a respeito. Lembramos a todos que os nossos comentários estão relacionados na ata da reunião de fevereiro; o fato de sermos ignorados não diminui a relevância dos pontos que nos inquietam. A gestão participativa continuará ativa, merecendo ou não atenção; um dia os Poderes Públicos entenderão que são parte do Povo, e não vice-versa; um dia entenderão que o bem-comum é custeado por todos os cidadãos, agentes públicos inclusos. Em contra-partida, só os agentes públicos se beneficiam do justo retorno, enquanto o Povo que não usa chapa branca tem os serviços públicos que conhecemos, com ilhas de eficiência perdidas em mar de despesas equivocadas.

 

E – JUSTAS HOMENAGENS E FEIAS GGROSSERIAS.

A FPP foi informada sobre uma publicação nas matérias oficiais da Câmara Municipal, em 22 de fevereiro de 2019 na qual, para poder prestar  justa homenagem à duas personalidades, entendeu ter que retirar a mesma homenagem já votada, acolhida e publicada em dezembro, relativa à duas outras personalidades que escolheram Petrópolis para exercer os seus qualificados ofícios. Os dois homenageados objeto da grosseria gratuita souberam do fato pela mídia. A Tribuna publicou, no sábado, 2 de março, um texto de minha responsabilidade do qual transcrevo um parágrafo: “Simples cidadãos, fazemos questão de cumprimentar os novos homenageados, mas lamentamos o feio procedimento da Câmara para com o Fisioterapeuta Marco Antonio de Meneses e a Chef de Cuisine Danielle André Dahoui, tratados com  deselegância que a todos  envergonha. A Frente Pró-Petrópolis gostaria, em desagravo público aos nossos concidadãos e para garantir  aos novos títulos todo o seu brilho, convidar os dois Petropolitanos a virem participar de nossa reunião de 12 de março próximo, das 9 às 11 horas da manhã, na FIRJAN, para que pudéssemos saudá-los de pé e com uma salva de palmas. Será muito pouco, singelo além da conta, mera manifestação de respeito popular. Deixo aqui meu email para contatos (phiguedon@gmail.com) e nosso pedido de desculpas pelo comportamento de uma Câmara que nos faz enrubescer. Mesmo quando acerta numa ponta – e não é freqüente - acha-se na obrigação de errar feio na outra”.

Tenho a certeza que os integrantes da FPP presentes me acompanharão na “Homenagem Participativa” das palmas sinceras que brotarão das mãos de nosso grupo de militantes das belas causas.

 

F – DR. LAURO BARRETTO.

A propósito do episódio logo acima, é bem possível que mereçamos a visita do advogado Dr. Lauro Barretto, uma das figuras representativas de nossa Sociedade que mais luta pelo interesse popular. Ações na Justiça e Representações em todos os níveis e áreas são elaboradas pelo Dr. Lauro e por alguns amigos, que formam núcleo ainda menos numeroso do que o nosso, mas atuante de modo a merecer que lhe tiremos os chapéus. Bem possível que nosso encontro do dia 12 se transforme em manhã de gala. Acreditem: há mais brasas sob as cinzas da gestão participativa do que sonha a nossa vã filosofia. Ou a dos Poderes constituídos pelo...Povo.

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS