Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Pautas e Atas
   
  FPP: ATA da reunião realizada em 04.09.2018 (FIRJAN)

Data: 05/09/2018

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS

ATA da reunião de 04.09.2018, 09h00 às 11h00h (FIRJAN)  

FIRJAN – Av. D. Pedro I, 579 – 25.610-020 – Petrópolis/RJ – Tel.: 2242.3865

dadosmunicipais@gmail.com

Secretariado: IPGPar – R. Afrânio de Mello Franco, 333, sala 103, parte (Conecta)/ Petrópolis/RJ

C.N.P.J.: 19.658.341/0001-87 – ipgpar@gmail.com

 


I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas: Cleveland M. Jones, ABAL e IPGPar, compromisso no Rio; Humberto Fadini, Lions Clube do Quitandinha, sequelas de tropeção.

 

02 – Presenças:  Jonny Klemperer, FIRJAN e Serra Tec; Renato Araújo, Dadosmunicipais; André Carvalho, cidadão; Maria Ines N. Carvalho, cidadã; Frederico (Rico) Araujo, cidadão; Sílvia Guedon, IPGPar; Roberto Rocha Passos, cidadão; Philippe Guédon, O BRADO.

 

03 - Calendário das próximas reuniões da FPP, 1ª terça do mês, das 09 às 11 horas:

Out – 02

Nov – 06

Dez - 04

 

NOSSO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO INDEPENDENTE COMPREENDE A FPP, O DADOSMUNICIPAIS, O BRADO E O IPGPar. E VAI GERAR O OSPetro E O INK.

 

II – IPGPar, Dados, O BRADO, OSPetro, FPP

 

01 – IPGPar

Sílvia relata que o IPGPar se reúne às segundas feiras,  18h00, no Instituto Progresso, Rua Dezesseis de Março, estando todos os presentes sempre convidados. Foi realizado um ciclo de reflexões sobre o Desenvolvimento Econômico de Petrópolis, reunindo no SiComércio públicos interessados e participativos. Neste momento, o IPGPar trabalha com a produção artesanal de cervejas e com a montagem de uma Agenda Petrópolis, que congregue as informações da PMP, de Entidades, Igrejas, Clubes e todas as Organizações que pensam promover eventos que possam atrair turistas na Cidade. O CEFET está nos ajudando nesta montagem, que pode ser útil à Petrópolis. Sílvia menciona o MercoSerra, órgão que busca o entrosamento das entidades e empresas de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis.

 

02 – DADOSMUNICIPAIS e site IPGPar

O contrato de manutenção do site do IPGPar vence em 15 de setembro. Renato, contando com o apoio de André da SixSigma está estudando a potencialização do site do Dados Municipais com o do IPGPar, para dispormos de uma ferramenta tão indispensável quanto eficiente.

 

03 – O BRADO

Graças a Renato, o boletim mensal de nº 57 será editado em 15 de setembro.

 

 

04 – OSPetro

Após constatado que a reunião desta noite na OAB estava prejudicada por algumas dificuldades de comunicação (o que ressalta a importância das reuniões regulares, como esta da FPP, onde se podem reencontrar os trilhos), ficou acertado, via Whatsapp de Sílvia, que haverá uma reunião esta noite, 18h00, na OAB, com a presença do Pres. Marcelo Schaefer, da Srº Célia d’Azevedo, Renato e Roberto Rocha, para definição das etapas de montagem do OSPetro.

 

05 – FPP

A – Correspondência remetida para a Comissão Estratégica da FIRJAN. Jonny esclarece que a Comissão Estratégica vai ser instalada nesta sexta feira, na presença do Presidente da FIRJAN e do Prefeito de Petrópolis, e que somente a partir de então a nossa carta poderá, ou não, ser considerada.

B – Revisão da LUPOS

Foram relatadas as ações ocorridas à volta da presença do Prof. Manoel Ribeiro na Comissão. Rico pensa em participar, e se desejar fazê-lo em nome do IPGPar, FPP, Dadosmunicipais e O BRADO, será uma honra. Foram relatados aspectos da elaboração da LUPOS no Governo Leandro Sampaio, ad perpetuam rei memoriam.

C – Requerimentos sobre efetivos

O INPAS, gentilmente, sugeriu ao Prof. Cleveland um outro modelo de instrumento para solicitar as informações.  Com um toque de ceticismo, deixamos a escolha do método mais adequado ao critério de quem assinará os documentos, Cleveland e Renato.

D – Relatórios de avaliação atuarial

Recomendamos a leitura das conclusões do Relatório mais recente (31.12.17) do Atuátrio Júlio Machado Passos. O nosso sistema está desequilibrado. Leiam, também, o quadro da Previdência na LDO para 2019, que aponta déficits colossais e crescentes no RPPS. O Governo atual nomeou uma Comissão no ano passado, estudou a questão e nada mais foi divulgado. Vejam que um déficit ponderável virá somar-se aos 766 milhões de rombo deixados por Bomtempo e jamais atualizados para conhecimento de quem vai pagar a conta.

E – Planejamento

O Plano Diretor jaz encalhado; cuidamos da LUPOS, o que pode ser interessante ou desinteressante, dependendo da intenção de quem a revê. Da Câmara, com a devida vênia, nada esperamos que se possa aproveitar minimamente.

F - Greve do Magistério

Um mês de paralisação das aulas, devido ao desinteresse do SEPE quando da transição que não foi feita (art. 79 da LOM). O magistério voltou às salas de aula, tememos que tudo tenha ficado na mesma, senão um tanto pior. Enquanto os Governos quiserem impor as vontades de seus partidos sobre o sentimento do povo, e o necessário ajuste não for feito quando da transição, continuaremos descendo para o fundo do buraco ético e econômico.

G – Livro de PhG

Philippe informa: por óbvio, estou me despedindo da vida participativa. Há tempos, venho trabalhando em livreto que não deverá bater em 100 páginas e tratará de candidaturas avulsas, da ilegal (no caso dos Municípios, por causa do Estatuto da Cidade) interpretação do TSE que faz das “propostas defendidas pelo candidato” os “planos de governo”, do planejamento estratégico e da ativação do INK no seio de Instituto já ativo, da redação de “propostas” pelo povo para inverter a mão: o povo propõe e os candidatos adotam ou serão menos votados (em vez de cada candidato impor o seu plano quadrienal a 300.000 habitantes, o que dá em desastres como o de Petrópolis); na transformação da Câmara de senadinho em assembléia de militantes que doarão o seu tempo e saberes, sem benesses mil, talvez com verba indenizatória para evitar elitismo. Reduzir por metade as Secretarias, cortar dois mil cargos,, mudar o RPPS com urgência, etc...

Pois este é o momento certo de pensarmos Petrópolis para que a campanha de 2020 não nos submeta a um novo partido e mais tempo perdido. Pelo que sei, é viável editar e mandar fazer tiragem de 50 e 500 exemplares. Creio que poderá ser útil à participação, mas ficarei mais à vontade falando em meu nome, sem implicar ninguém mais nas minhas convicções. Ninguém é obrigado a concordar comigo, mas não me sinto no direito de assistir ao desastre  e calar. Espero não atrapalhar ninguém ao chutar a bola que levará o meu nome. Philippe Guédon

 

Agradeço a todos a acolhida à minha comunicação, que não implicava em acordos ou dissensos, mas em respeito fraterno pelas opiniões alheias. Que, no caso, talvez sejam úteis à causa da gestão participativa.

PhG





 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS