Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Frente Pró-Petrópolis >> Pautas e Atas
   
  FPP: ATA da reunião realizada em 07.07.2015

Data: 07/07/2015

 

 

FRENTE PRÓ-PETRÓPOLIS: FPP

Ata da reunião realizada em 07.Julho.2015, das 09:00 às 12:00 horas

FIRJAN – Av. D. Pedro I. 275 – 25610-020 – Petrópolis – R.J. – Tel.: 2242.3865

Contatos: phiguedon@gmail.com / dadosmunicipais@gmail.com

 

               

ENTRE NO GOOGLE, CLIQUE DADOSMUNICIPAIS E VISITE NOSSO ESFORÇO COMUNITÁRIO

 

I – PRESENÇAS REGISTRADAS E DATAS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES

 

01 - Ausências justificadas: Sílvia Guedon, impedida por pauta de trabalho; Josília Fassbender por coincidência de compromissos.

 

02 – Presenças: Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade; André Carvalho, Cidadão; Ines Carvalho, Cidadã; Sérgio Benício, Cidadão; Jonny Klemperer, FIRJAN; Roberto Rocha Passos, PMP-SSA; Humberto Fadini, Lions Quitandinha; Rosângela Stumpf de Lima, PMP-SCI; José Paulo Ramos Martins, IPGP e Casa da Cidadania; Mônica Possas, Gabinete do Deputado Federal Hugo Leal; Rodrigo Andrian, Atelier do Lago; Lucia Guédon, Cidadã; Philippe Guédon, IPGP. Total: 13 presenças.

 

03 - Calendário dos próximos 3 meses (1ª e 3ª terças-feiras de cada mês, das 9:00 às 12:00 horas):

Julho: 21

Agosto: 04 e 18

Setembro: 01 e 15

 

PORTAL DADOSMUNICIPAIS É COISA NOSSA

 

Na sua primeira parte, das 09 às 10 horas, os presentes dedicaram-se a refletir sobre o desgaste que estão sofrendo as nossas reuniões com a falta de deliberações sobre a nossa pauta de assuntos prioritários, por parte do Executivo. Não se trata de crítica, mas de mera constatação; sete meses já se tendo escoado desde que entregamos o PL do INK revisto aos membros da Comissão Mista que representavam a Prefeitura, e não tendo sido a FPP comunicada sobre alguma evolução significativa – sendo necessário acrescentar que o mesmo aconteceu com mais dois temas aos quais atribuímos a máxima importância (normatização das Audiências Públicas e Capacitação) –  concluímos que seria preferível não inscrevermos mais estes temas na pauta até ulterior deliberação pela PMP.

Foi elaborada e aprovada uma carta ao Senhor Prefeito, em termos de absoluto respeito e adequada cortesia, informando da preferência que daremos, doravante e até decisões da PMP, aos assuntos que não dependam da Prefeitura. A Companheira Rosângela tranqüilizou-nos quanto à redação adequada da carta, e aceitou a incumbência de entregá-la ao Dr. Rubens Bomtempo. Eis o teor da carta da FPP (que publicamos por ser um texto coletivo do Movimento):

 

Petrópolis, 07 de julho de 2.015

 

Excelentíssimo Senhor

Doutor Rubens Bomtempo

DD Prefeito Municipal de Petrópolis

Em Mãos

 

Excelentíssimo Senhor Prefeito,

 

A Frente Pró-Petrópolis espera ter sabido demonstrar, desde a sua eleição em 2012, o respeito pelas funções e a admiração pelas qualidades demonstradas por Vossa Excelência e por sua Equipe.  A decisão do Movimento no sentido de manter-se à margem dos mecanismos partidários permite que nos concentremos sobre as políticas públicas de modo permanente e isento, sempre dispostos a colaborar com as nossas Autoridades.

Ao alcançarmos o mês de julho de 2015, forçoso é reconhecer que os três eixos que elegemos prioritários no nosso diálogo com o Poder Executivo – INK, normatização das APs e Capacitação - não avançaram no último semestre. As atas de nossas reuniões registram os sucessivos adiamentos das decisões a respeito, por razões cuja relevância não nos pertence discutir.

As iniciativas comunitárias, que têm por base a disponibilidade e a paixão das pessoas, são alimentadas pelas agendas positivas (uso o vocabulário da moda). Reuniões sucessivas marcadas pela comunicação de estagnação dos temas, levam ao desânimo;  a FPP entende que não pode permitir que a gestão participativa petropolitana corra este risco, após o definhamento das associações de moradores e tendo em vista o cenário geral dos instrumentos de participação.

Eis porque deliberamos informar Vossa Excelência, respeitosamente, que não incluiremos mais em nossas pautas os temas que exigem o diálogo com o Poder Executivo. Se, a qualquer momento, for do interesse do Poder Executivo retomar o processo decisório ora paralisado, a FPP responderá presente. Por enquanto, e pelo bem da gestão participativa, preferimos retirar de nossas pautas de reflexões e trabalhos os assuntos que são adiados de quinzena em quinzena.

Queira Vossa Excelência acolher nossa postura em vista das razões que a motivam, e contar com a nossa participação quando requerida para processos objetivos.

Respeitosos e cordiais sentimentos de êxito na gestão de Petrópolis e de felicidade pessoal e familiar,

 

                                                    Frente Pró-Petrópolis

                                            Philippe Guédon, Coordenador

 

Nota: texto lido e aprovado na reunião de 07 de julho de 2015, primeira parte, antes da exposição da FIRJAN, sem registro de opiniões em contrário.

 

Pela FPP, PhG

 

A segunda parte da reunião teve lugar no auditório do 1º andar da FIRJAN, quando nos reunimos a outros convidados para ouvir a explanação sobre o IFGF levantado em 31.12.2013.

Como o Sr. Ary Pinheiro Silva adiantou-nos, ao sairmos, que pensava conseguir a apresentação em PowerPoint, achamos desnecessário escrever aqui um resumo do que ouvimos e será remetido aos Integrantes da FPP assim que dispusermos do material. Seguiu-se um animado debate sobre diversos aspectos do Índice e da Gestão Municipal. A Sra. Presidente Waltraus Keuper Pereira não pôde permanecer após apresentar os expositores, e o Companheiro Jonny encerrou os trabalhos elogiando a palestra que acabáramos de ouvir e externando as suas preocupações sobre o momento vivido pelo empresariado.

 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS