Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Infraestrutura
   
  Minha Casa, Minha Vida: mãos à obra

Data: 04/05/2009

Minha Casa, Minha Vida: mãos à obra

 

            É hora do segmento de construção civil da cidade de Petrópolis se mexer. Afinal, o programa MINHA CASA MINHA VIDA já foi lançado e as regras e parâmetros para obtenção de recursos na CEF para a construção de moradias são claras e sua liberação só depende da capacidade empreendedora do segmento.

 

            Os recursos da União e do FGTS já estão a disposição das construtoras na CEF a espera dos projetos de empreendimentos. A sistemática é simples e os prazos foram reduzidos. A Caixa Econômica Federal recebe e realiza pré-análise dos projetos apresentados pelas construtoras e, uma vez aprovados, autoriza o lançamento e comercialização.

 

            Após a conclusão da análise e comprovação da comercialização mínima exigida é assinado o contrato de financiamento à produção. Durante a obra a caixa financia o mutuário pessoa física e o montante é abatido da dívida da construtora. Concluído o empreendimento, a construtora entrega as unidades aos mutuários.

 

            A Prefeitura municipal, através da Secretaria de Habitação em parceria com as agências da CEF da cidade já está realizando o cadastramento das famílias interessadas. A secretaria de Fazenda está preparando o pacote de isenções e reduções de tributos e impostos para facilitar e baratear os empreendimentos e dessa forma viabilizar a construção de unidades habitacionais.

 

            Esse é o espírito e filosofia do programa federal MINHA CASA MINHA VIDA. Formar um verdadeiro mutirão habitacional envolvendo o poder público municipal, governo federal e a iniciativa privada, para produzir e vender moradias para famílias com renda até 10 salários mínimos.

 

            Estamos certos que a tradicional dificuldade da cidade de Petrópolis de encontrar áreas e terrenos livres para a construção de casas populares será vencida com a criatividade e inventividade da iniciativa privada petropolitana e com o apoio decisivo do governo Paulo Mustrangi.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis – 1º de maio de 2009.

Autor: João S. Orban




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS