Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Secretaria Estadual do Ambiente vai implantar Sistema de Alerta de Enchentes

Data: 06/02/2009

O Sistema de Alerta de Enchentes, que já funciona em toda a baixada fluminense e em Nova Friburgo, será ampliado para Macaé, no Norte Fluminense, e para Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana. A afirmação é da secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, que concedeu entrevista ao telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo, na manhã de hoje (3).

 

O serviço tem por objetivo avisar, por telemetria, sobre a possibilidade de transbordamentos e funciona 24 horas, todos os dias da semana, transmitindo alertas, a cada 15 minutos, à central de processamento de dados do Instituto Estadual do Ambiente (Ineas), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente.

 

O sistema funciona em dois estágios. Meteorologistas de plantão analisam as frentes de chuva e são emitidos alertas com grande antecedência. Depois, a partir dos dados dessas estações sobre a quantidade de chuva na cabeceira dos rios, é possível prever, com antecedência um pouco menor, quando haverá enchentes nas zonas mais baixas. Então, as defesas civis são alertadas e as prefeituras podem tomar providências, entrando de plantão ou removendo, eventualmente, a população de maior risco.

 

Segundo a secretária, o sistema já vem trazendo resultados positivos neste verão:

 

“Nós emitimos mais de 100 alertas nos últimos 90 dias, sendo que 10% deles eram alertas de cheias graves, principalmente na Baixada. Na região de Friburgo, o sistema também já está funcionando e as informações que temos é que tem sido muito útil para a Defesa Civil e para as prefeituras”.

 

Marilene esclareceu que as cidades de Macaé, Petrópolis e Teresópolis foram escolhidas para receber novas estações porque são regiões com ocorrências de cheias frequentes. Macaé, por exemplo, fica na foz do Rio Macaé, depois de uma zona de baixada.

 

A secretária anunciou ainda que pretende levar o sistema também para as regiões do Rio Pomba e do Rio Muriaé, no Norte e no Noroeste Fluminense.

 

 

Fonte: Diário de Petrópolis – 4 de fevereiro de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS