Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Biblioteca Municipal é a maior do interior

Data: 04/11/2010

Biblioteca Municipal é a maior do interior

 

            Atualmente, a Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral conta com um acervo geral de cerca de 150 mil livros. É a 3ª maior do Estado do Rio de Janeiro e a maior do interior do Estado. Entretanto, o que muita gente não sabe, é que ela possui mais de 2650 títulos para deficientes visuais, divididos em 2500 livros em braile e 153 audiolivros, ou livros falados, disponíveis em fitas cassete, CD e MP3. Ao descobrir isso, a Associação de Pais, Amigos e Deficientes Visuais de Petrópolis (APADV) decidiu se reunir lá todo último sábado do mês, para explorar o acervo, divulgá-lo e discutir a presença do deficiente visual na sociedade, suas dificuldades e desafios. Na última pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 22 mil habitantes de Petrópolis eram deficientes visuais.

 

Informatização do acervo feita pela própria equipe

 

            Aos poucos o acervo de cerca de 150 mil obras da Biblioteca Municipal está sendo informatizado. Desde agosto de 2008, 60 mil títulos já foram cadastrados digitalmente. Trabalho árduo realizado pela equipe interna da instituição. Utilizada diariamente por estudantes e pesquisadores, e recentemente equipada com 26 laptops disponíveis à população, a Biblioteca tem, atualmente, entre 3000 e 3500 cadastros ativos.

            Lá dentro é possível encontrar, além dos 2500 títulos para deficientes visuais, cerca de 5 mil periódicos, 5 mil jornais e 2500 livros relacionado a Petrópolis. Fora estes, tem também mais de 6460 livros infanto-juvenis organizados na nova sala montada para crianças e adolescentes. No arquivo histórico, são mais de 2 mil obras raras, onde estão livros do século XVII, como a coleção de Sermões do Padre Antônio Vieira, com 15 volumes, publicada em Lisboa, Portugal, entre os anos 1679 e 1748. Ainda dentro do arquivo histórico, a Biblioteca guarda em torno de 700 mil documentos, entre requerimentos, certidões de nascimento e óbito, mapas e plantas, que carregam o passado da cidade de Petrópolis.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 31 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS