Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Poder Executivo Mun. >> Desenvolvimento Econômico
   
  Revitalização da Rua Teresa pode incluir obras na Fábrica Dona Isabel

Data: 26/10/2010

Revitalização da Rua Teresa pode incluir obras na Fábrica Dona Isabel

 

            Os coordenadores dos cinco grupos de trabalho do Fórum de Desenvolvimento Econômico (FDE) reuniram-se com o Secretário de Planejamento e Urbanismo, Agnaldo Goivinho. No encontro, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, o secretário foi questionado sobre diversos assuntos, entre eles, o Conselho Municipal da Cidade, Concidade, o Instituto de Planejamento Julio Frederico Koeler, o projeto de duplicação da BR 040 e sobre o imóvel da Fábrica Dona Isabel, preocupação antiga dos setores empresariais da cidade que gostariam de ver o prédio sendo utilizado como ponto de apoio para a rua Teresa.

            Para o coordenador do Grupo de Trabalho do Comércio no FDE e presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, não há como ignorar a existência da Dona Isabel no projeto de revitalização da rua Teresa. Por conta disso, para aprofundar a discussão sobre o assunto, os coordenadores do FDE decidiram convidar o presidente da Associação dos Empresários da Rua Teresa (Arte) e do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, para uma nova reunião com a presença do secretário Agnaldo Goivinho.

            O Secretário de Planejamento, por sua vez, afirmou que vem mantendo contato com o responsável pela elaboração do projeto de revitalização da rua Teresa e que já se manifestou a respeito da necessidade não só de se pensar na utilização da fábrica Dona Isabel nesse novo cenário da rua Teresa, como também tem alertado que a rua faz parte de um sistema e que, por essa razão, não pode ser vista de forma isolada.

            No entanto, Agnaldo Goivinho ressaltou que o imóvel é particular, logo será necessário encontrar uma solução para dar uma nova destinação à fábrica Dona Isabel, seja convencendo o atual proprietário a explorar esse novo negócio, seja atraindo novos investidores privados ou engajando o poder público nessa empreitada.

            Para o coordenador do grupo da alta tecnologia, Jonny Klemperer, é fundamental que essa questão da Fábrica Dona Isabel, que já é objeto de uma das emendas do FDE ao Plano Diretor, seja discutida de forma mais pontual por conta da revitalização da rua Teresa, com a participação da Arte, que também integra o FDE. Jonny acredita que o FDE possa contribuir decisivamente na busca de uma solução para que um imóvel com 25 mil metros quadrados que pode abrigar estacionamento para carros, ônibus e vans, além de centro de apoio aos compradores e até um hotel, não continue sem utilização.

            No que se refere às ações de planejamento do município, o coordenador do Grupo de Trabalho da Indústria, Paulo Noel, lembrou da importância de se tornar realidade a criação do Instituto Júlio Frederico Koeler, para que a cidade possa desenvolver ações coordenadas ao invés de iniciativas isoladas. Segundo o secretário Agnaldo Goivinho, o Instituto Júlio Frederico Koeler em breve se tornará uma realidade, porque esse é um desejo do prefeito Paulo Mustrangi, que também compreende a importância de um planejamento bem feito que projete cenários diversos para o desenvolvimento do município de forma a gerar ações coordenadas.

            Goivinho falou ainda sobre o Conselho Municipal da Cidade, o Concidade, instrumento essencial para que se possa pensar nessas políticas públicas planejadas a médio e longo prazo e aproveitou para informar que a prefeitura está atenta às discussões a respeito da duplicação da BR 040 a fim de obter esclarecimentos a respeito de várias questões que cercam o projeto apresentado pela Concer como, por exemplo, o impacto social da construção da nova pista nas comunidades que se formaram às margens da rodovia, além das questões ambientais que estão sendo tratadas junto ao Instituto Chico Mendes e até mesmo a definição de quem cuidará da futura estrada parque.

            O Fórum de Debates do Desenvolvimento Econômico, que reúne 27 entidades da sociedade civil organizada, foi criado no início de 2009, por iniciativa da CDL Petrópolis, com o objetivo de elaborar uma proposta de inclusão de temas prioritários ligados ao desenvolvimento da cidade para ser incorporada ao Plano Diretor do Município.

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 22 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS