Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Diálogo com a população >> Palavras e Atos do Comitê Gestor
   
  Gestão participativa é tema de seminário na UCP

Data: 13/08/2009

Gestão participativa é tema de seminário na UCP

 

 

 

            O salão da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na Rua Barão do Amazonas, foi palco na manhã do dia 8 do seminário O portal de dados e a gestão participativa. Com o objetivo de iniciar um processo de reflexão sobre a Gestão Participativa e o papel que nela possa desempenhar um portal comunitário, o evento contou com a presença do secretário de Planejamento, Agnaldo Goivinho, Philippe Guédon, responsável pela apresentação dos temas do seminário, da professora Flávia Quadrelli e Johnny Klemperer, como moderadores do debate, além de entidades representativas de todos os segmentos da comunidade.

            A abertura do seminário ocorreu às 9h, com a formação da mesa, apresentação dos temas e com os participantes formulando as suas colocações ou perguntas por escrito. Logo em seguida, às 9h10, discutiram os primeiros temas do seminário, tais como a História da Gestão Participativa em Petrópolis desde 1980 e Inventário dos mecanismos participativos hoje existentes. Logo depois foi a vez do papel do Portal Dados Municipais na Gestão  Participativa e Organização da Sociedade para o exercício da Gestão Participativa. O seminário encerrou ao meio-dia, com palavras do Executivo e Legislativo, propostas dos moderadores e votação.

            Entre outras propostas, o seminário promoveu uma reflexão sobre o papel da população e as formas de auto-organização. Além disso, destacou os poderes e partidos como componentes naturais e legítimos do que é entendido por Comunidade Organizada e que a Constituição Federal denomina como povo. O secretário de Planejamento de Petrópolis, Agnaldo Goivinho, disse que o espaço de diálogo serve de ponto de pesquisa não somente para a comunidade local, mas também para outros municípios.

            O Comitê Comunitário foi composto pelas associações dos moradores Comunidade do Bela Vista, Rua Francisco Manoel, Fórum das Associações dos Moradores, Lions Itaipava, Firjan, Universidade Católica de Petrópolis, Rádio Serra Verde, Comunidade d’Esperança Cooperativa de reciclagem, Apea e IPHS.

 

 

Fonte: Tribuna de Petrópolis, 9 de agosto de 2009.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS