O projeto e recuperação da Estrada União Indústria, no trecho que vai do Retiro a Km 24,3 em Pedro do Rio, que será realizado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), está paralisado para análise das sugestões apresentadas pela Prefeitura de Petrópolis. A obra será realizada por determinação judicial, numa ação movida pelo Ministério Público Federal, que aceitou os argumentos do município, para que a obra fosse realizada levando em consideração que esta rodovia está hoje numa área totalmente urbanizada.
O custo da obra apresentada pelo DNIT é de R$ 39.130.100,19 milhões e que agora está sendo reavaliado em função das 17 intervenções sugeridas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. “O projeto inicial do DNIT matinha o conceito inicial da estrada como rodovia e por isso não levava em conta que hoje a União Indústria é uma via importante do município e que está integrada a uma área totalmente urbanizada”, comentou o secretário, Robson Cardinelli.
No que diz respeito as questões técnicas para uma rodovia, Robson Cardinelli disse que o projeto do DNIT para União Indústria foi muito bem elaborado, “mais não nos atendia do ponto de vista da necessidade do município e para o projeto de mobilidade nos distritos”. Por isso, as intervenções apresentadas pela Secretaria, aceitas pelo MPF, altera em parte o projeto inicial do DNIT, mas sem modificar a sua base e projetando as alterações para futuras melhorais que possam ser realizadas quando a estrada passar definitivamente para responsabilidade da Prefeitura.
Modificações sugeridas pela Prefeitura
Um dos grandes problemas da Estrada União Indústria, segundo diretor da Secretaria de Planejamento, Orlindo Pozzato é a parada dos ônibus para pegar ou descer passageiros, causando interrupção no trânsito. Para acabar com esta situação, ao longo de toda a estrada a proposta da Secretaria é que seja criado as baias, permitindo que os ônibus parem sem causar interrupção no trânsito.
“Como o DNIT tem o conceito de rodovia, o projeto deles prevê a melhoria do asfalto, sem modificação dos cruzamentos, como na entrada do Roseiral e Carangola. Nossa proposta foi alterar estes e outros locais de cruzamento, fazendo com que os carros não atravessem mais na pista de um lado para o lado, correndo risco de acidente”, comentou Pozzato.
Outra preocupação da Prefeitura foi com a colocação de faixa de pedestres próxima aos pontos de ônibus. De acordo com Pozzato, estas faixas são redutores de velocidade, pois tem uma rampa de 3,20 de cada lado. De acordo com ele, se o motorista respeitar o limite 60 Km por hora, não sentirá nenhum impacto, mas se tentar passar em alta velocidade, ao contrário dos atuais quebra-molas, “o carro vai sofrer um impacto grande que dá próxima vez o motorista vai reduzir a velocidade”.
Ainda de acordo com o diretor da Secretaria de Planejamento todas as modificações foram trabalhadas em cima do projeto original do DNIT, o que na sua avaliação e o secretário, Robson Cardilli não vai alterar o custo da obra orçado pelo Departamento. Outra preocupação da Secretaria de Planejamento foi em garantir a faixa de domínio da estrada que é de 15 metros de cada lado, conforme determina a legislação. Diversas mudanças serão realizadas em vários pontos da Estrada Uni Indústria com a instalação de rotatórias, como na entrada do Carangola, Roseiral, Arranha Céu.
Mudanças que garante a mobilidade
Bonsucesso – Neste trecho acontecerá várias mudanças. Uma delas é o afastamento do retorno de quem segue de Itaipava para Correas, afastando-o mais do trevo, reduzindo a faixa de três para duas. Próximo a ponte de Bonsucesso, mudança será com a criação de uma faixa para quem segue para Itaipava e outra para quem segue para o Centro. Outra alteração é com a parada dos ônibus pegam passageiros ali e retornam para BR-040. Antes ficava próxima ao posto da polícia e com a alteração ficará antes da ponte.
Terminal Itaipava – O trecho localizado na entrada da estrada que vai para Teresópolis, Cuiabá e Madame Machado também será alterado. Com a mudança quem sair desta via, em vez de fazer o retorno no lado do terminal, vai seguir na Estrada União Indústria, em direção a Pedro do Rio, por cerca de 250 metros, quando fará o retorno.
Corrêas – A saída de Corrêas também terá alterações. De acordo com projeto da Prefeitura, o motorista vai sair da ponte, seguindo em direção a Nogueira, pegando o retorno para o centro, que fica cerca de 250 metros da ponte. Com isso, segundo dados da Secretaria de Planejamento, não haverá mais congestionamento neste local, pois quem vai seguir para Itaipava terá a pista livre.
Pedro do Rio – Com a realização da obra, caminhões conhecidos como Bitrens, serão impedidos de sair da União Indústria para a BR-040 passando pela ponte que dá acesso a Secretario, pois será construído uma barragem na entrada da ponte.
ROGERIO TOSTA
Redação Tribuna