Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMDEMA/SMA
   
  Prefeitura promove lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

Data: 12/06/2014

 

Prefeitura promove lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB)

Tribuna de Petrópolis, em Quinta, 12 Junho 2014 09:47

 

A Prefeitura promoveu seminário de lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico no Centro de Cultura Raul de Leoni. 

 

A Prefeitura promoveu seminário de lançamento do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) no Centro de Cultura Raul de Leoni. O prefeito Rubens Bomtempo discursou no evento, aberto ao público e que faz parte de uma série de reuniões, oficinas e audiências para garantir a participação popular na elaboração do plano que definirá as metas a serem alcançadas em relação a políticas de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

 

O calendário de eventos está disponível no site da Prefeitura:

www.petropolis.rj.gov.br ... (?)

 

“É um trabalho que já tem um acúmulo interessante. Precisamos agora fazer uma interface com a sociedade, para ter a participação popular garantida e a construção desse plano. Tem muita gente boa pensando esse plano. São técnicos da Prefeitura, Comdep, Águas do Imperador, e precisamos da contribuição da população”, disse Bomtempo.

 

O prefeito fez um balanço das ações do município no setor. Entre os avanços, destacou a construção de estações de tratamento de esgotos (ETEs) nos últimos anos. Ele também falou sobre a construção do biodigestor da Vila Rica e os previstos para o Alto Independência e o Quarteirão Brasileiro. Bomtempo afirmou ainda que quer levar ETEs para Corrêas e para região do Cascatinha e Itamaraty.

 

“Já em relação ao destino final dos resíduos sólidos, estamos atrasados. Não tínhamos um aterro sanitário licenciado quando assumimos. Havia um litígio com os órgãos ambientais. Hoje já cumprimos 99,9% das exigências dos órgãos ambientais para termos a licença para a sobrevivência daquele espaço por mais um ano. Paralelo a isso, buscamos viabilizar um consórcio intermunicipal para o uso de um aterro sanitário a 30, 40 quilômetros de Petrópolis”, disse Bomtempo.

 

O planejamento para a participação popular no plano vai até agosto. Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Ascoli, é importante que a população aproveite esses espaços e tire suas dúvidas sobre o plano, faça críticas e dê sugestões.

 

“A Prefeitura vem resgatando o seu papel no planejamento da cidade com vários instrumentos importantes, como o Plano de Contingência, da Defesa Civil, o Plano de Mobilidade Urbana, o Plano de Saneamento Básico. O grande avanço desse processo é esse. Com esses debates, a Prefeitura garante a participação popular, trazendo a sociedade para ser co-responsável por esses planos. É importante que todos os conselhos municipais debatam internamente o Plano Municipal de Saneamento Básico, porque é um plano intersetorial, que tem relação com saúde, educação, trânsito, turismo, entre outras áreas”, disse Ascoli.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS