Petrópolis, 20 de Abril de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMTUR/FCTP
   
  CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DEBATE AÇÕES PARA IMPULSIONAR O SETOR

Data: 26/01/2017

 

CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DEBATE AÇÕES PARA IMPULSIONAR O SETOR

Impulsionar e desenvolver o turismo ao máximo, com aproximação do empresariado com o setor público é o objetivo do segmento em Petrópolis. A primeira reunião deste ano do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi realizada nesta quartafeira (25.01) com a presença do responsável pela pasta de Turismo da cidade, Marcelo Valente, que vai presidir empresa de economia mista que vai gerenciar as ações públicas para o setor. O encontro foi realizado na Casa dos Conselhos e contou ainda com a participação do presidente do Comtur, Germano Valente, conselheiros, além de empresários do ramo hoteleiro, gastronômico e guias de turismo.

“É muito importante essa aproximação do poder público com a iniciativa privada do segmento do turismo. Sou um apaixonado por Petrópolis, empresário há bastante tempo no ramo hoteleiro e gastronômico, e quero ver nossa cidade crescer. É uma determinação do prefeito Bernardo Rossi fortalecer o turismo e para isso teremos força e autonomia para tomar decisões e captar recursos para investirmos nesse setor para fortalecer nossa vocação natural. Vamos unir o trade turístico para juntos, poder público e privado, resgatarmos o potencial que Petrópolis tem nesse setor”, enfatizou Marcelo Valente.

Para o presidente do Comtur, Germano Valente, é importante a parceria entre governo e empresários, além da autonomia que o segmento terá na nova gestão. “Vai ser muito bom essa independência da pasta de Turismo, pois o segmento terá mais força para executar ações que impulsionam o setor. E o Conselho estará aqui para cobrar essas ações e trabalhar juntos”, disse.

No encontro foram levantadas questões já em debate pelo Comtur, como a criação do Fumtur, um Fundo Municipal do Turismo, com verba destinada a ações para o segmento; sobre o calendário de eventos da cidade e também a necessidade de melhorias na infraestrutura para receber os turistas, também apontadas no encontro realizado nesta semana com o trade turístico e com o prefeito Bernardo Rossi.

“Já estamos começando esse trabalho com ações do Centro Histórico aos distritos. Vamos captar recursos para a reforma dos CITs, que encontramos abandonados; já conseguimos o reforço da Guarda Civil que está agora com uma unidade ao lado do CIT na Praça da Liberdade, reforçando a segurança 24 horas ali para os moradores e turistas; vamos cuidar dos pórticos e realizar essas ações mais rápidas, com limpeza, pintura e melhorias na infraestrutura da cidade para nosso turista”, completou Valente.

A próxima reunião do Comtur acontece no dia 15 de fevereiro, na Casa dos Conselhos.



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS