Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMDIM/SEG
   
  Comdim encerra reuniões de 2014

Data: 13/12/2014

 

 

Comdim encerra reuniões de 2014

A última reunião do ano do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foi marcada por muita comemoração, com a presença da primeira dama de Petrópolis, Luciane Bomtempo.

 

A última reunião do ano do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foi marcada por muita comemoração. No encontro, realizado na última terça-feira (9/12) no Cine Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, cerca de 60 mulheres relembraram as principais ações do conselho em 2014 e participaram da abertura da exposição “Mulheres de Fibra”, em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na data o grupo também encerrou a campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, promovida pela Prefeitura e pelo Comdim.

Presidente do conselho, Luciane Bomtempo se emocionou ao falar durante a reunião. “Essa retrospectiva mostra o quanto o conselho se manteve unido e o quanto isso é importante para a concretização de projetos em prol de bens maiores. Foram muitas as ações realizadas neste ano. Trabalhamos muito e conseguimos o apoio do prefeito Rubens Bomtempo. Tenho muito orgulho disso”, ressaltou. Vice-presidente do conselho, Luciana Périco, que representa a sociedade civil, destacou que a união entre o poder público e a sociedade civil foi determinante para os resultados alcançados pelo grupo. “Essa união, que também acontece aqui dentro do conselho, mostra que estamos prontas para lutar mais. Se tivermos a mesma garra que tivemos este ano vamos conquistar ainda mais para as mulheres da nossa cidade”.

A conselheira e presidente da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), Ana Cristina Mattos, agradeceu o apoio do conselho na luta contra o câncer de mama e a parceria do governo municipal nas ações e projetos da APPO. “A sensibilidade de todos, em especial do prefeito Rubens Bomtempo e da presidente do conselho, Luciane Bomtempo, com essa causa é algo que nos motiva. Temos muito a agradecer a todos aqui”, declarou. A parceria e o empenho do conselho também foi destaque na fala da coordenadora do projeto Recicla Tecido, Claudia Martins. “Só é possível mudar uma cidade se todo mundo se envolver. Todos, juntos, podem sim transformar a realidade”, disse.

Entre as ações realizadas em 2014 citadas com destaque na reunião estava a realização da II Semana de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, o abaixo assinado contra a Portaria nº 1.253 do Ministério da Saúde (MS), que reduziu o acesso das mulheres ao exame de mamografia, e a criação do Dia do Laço Branco, além de eventos em comemoração aos dias das Mães e das Mulheres e a participação no Outubro Rosa.

“Conseguimos também implantar a Rádio Mulher, programa semanal na rádio que existe na Rua Teresa, e estamos mudando a realidade do Hospital Alcides Carneiro, única unidade que conta com maternidade da rede pública”, destacou Luciane, acrescentando que novos projetos devem acontecer em 2015. “Ainda temos muito que fazer. Temos sonhos e projetos para colocar em prática. Entre eles está a implantação da Rede Solidariedade”, lembrou. Durante a reunião, a presidente do Comdim recebeu uma homenagem e Ana Caroline Lopes, integrante do Coral Dó Ré Mi – coro modelo do Programa Canta Petrópolis, desenvolvido em escolas municipais – fez uma apresentação que emocionou os presentes.

Exposição Mulheres de Fibra – Realizada pela Prefeitura, em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram), com a Fundação de Cultura e Turismo e a Secretaria de Saúde, a exposição Mulheres de Fibra também foi aberta na terça-feira. As telas foram pintadas por mulheres de várias comunidades, dentro dos Postos de Saúde da Família. “O objetivo é que elas passem mensagens sobre a luta em defesa da mulher”, explicou a coordenadora do Cram, Drica Madeira. A mostra ficará no Espaço Alternativo do Centro de Cultura Raul de Leoni até o dia 22 de dezembro. A visitação é aberta ao público de segunda a sábado, das 13h às 18h.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS