Petrópolis, 28 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMDEMA/SMA
   
  MULTA MAIS PESADA PARA DESPEJO DE ENTULHO

Data: 26/01/2017

 

MULTA MAIS PESADA PARA DESPEJO DE ENTULHO

Marco Oddone / Tribuna de Petrópolis


A Prefeitura estuda aumentar os valores da multa para quem despejar lixo e entulho em local irregular. Hoje, o infrator pode ser punido com multa de R$ 200 a R$ 800. A penalidade é considerada grave pelo Código de Posturas. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 22929500. Para tentar sanar o problema de entulho na cidade, o município também vai reativar o serviço de DisqueEntulho. Ainda não há, no entanto, data para o reinício do trabalho.

Por enquanto, a empresa de lixo contratada de em caráter emergencial – Força Ambiental – irá auxiliar a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) no recolhimento do entulho na cidade. O serviço será reforçado especialmente nas áreas com maior densidade populacional. O Maior problema, se acordo com a companhia, é que o despejo de entulho vem sendo verificado em locais que acabaram de ser limpos. O descarte de móveis, eletrodomésticos e restos de obras em meio ao lixo orgânico impede que caminhões compactadores possam recolher os detritos, que não pode ser processados nos veículos.

Segundo o presidente da Comdep, Wagner Silva, também haverá trabalho para conscientizar a população. “Vamos oferecer novamente o DisqueEntulho, que sempre funcionou de forma satisfatória. A conscientização da população também deve ser pontuada, para que o descarte irregular não prejudique as pessoas. O recolhimento será feito em datas préagendadas e obedecendo a uma fila de chegada de pedidos”, disse.

A Comdep vem utilizando sete caminhões e duas retroescavadeiras para retirar o entulho. Com estes veículos, as equipes já retiraram 6.464 mil toneladas de detritos das vias. “O entulho gerado precisa ser descartado de forma consciente, para podermos ter uma cidade mais limpa”, ressaltou Wagner Silva. 

Caminhão despejou lixo de madrugada na porta do Cemitério

No bairro Valparaíso, na entrada superior do Cemitério Municipal, um veículo utilitário não identificado despejou detritos de obras na madrugada desta quartafeira (25.01). O veículo foi flagrado pelo funcionário de uma funerária que fica no local, mas ele não conseguiu identificar o carro. A mesma situação ocorre em vários pontos da cidade.

“Ontem foi tudo limpo. Mas, mal o caminhão da Comdep sai, já aparecem essas kombis e enchem isso tudo de entulho. Incomoda a gente, porque é poeira que sobe, colocam fogo. Dá até para ver que tem uma placa queimada. Isso é todo dia. eles costumam vir de madrugada ou bem cedo”, diz o agente funerário Luís Carlos de Oliveira.

Um pouco mais acima, na entrada da Comunidade Oswaldo Cruz, mais despejo de entulho. Estes, domésticos: restos de armário e outros móveis colocados ao lado de lixeiras.



 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS