Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMUTRAN/CPTrans
   
  Inscrições abertas para a Conferência de Trânsito que acontecerá neste sábado, dia 20

Data: 17/09/2014

Inscrições abertas para a Conferência de Trânsito

As inscrições para a Conferência Municipal de Trânsito e Transportes, que acontece no próximo sábado, às 8h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Petrópolis (ACEP), podem ser feitas pelo site www.conferenciapetropolis.com.br, ou na sede da CPTrans (Rua Alberto Torres, 115, Centro). Os primeiros 300 inscritos receberão kits para participar do passeio ciclístico e caminhada, marcada para domingo, com concentração às 9h, na Casa da Educação Visconde de Mauá.

Com o tema “Mobilidade, Vida em Movimento”, a conferência terá foco nos ciclistas e pedestres. O objetivo é despertar a atenção da sociedade sobre a importância dos meios não motorizados, não só para melhorar o trânsito nas cidades, como também para uma vida mais saudável e sustentável.

O evento também terá espaço para eleger 11 membros da sociedade civil para o Conselho Municipal de Transportes (Comutran) e será encerrado com um passeio ciclístico e caminhada no domingo.

A Lei de Mobilidade Urbana, entre outros pontos, estabelece que os municípios brasileiros com mais 20 mil habitantes preparem, até abril de 2015, um Plano de Mobilidade Urbana. Em Petrópolis, um Grupo de Trabalho, composto por 14 membros, foi criado para organizar e coordenar audiências públicas sobre as etapas de elaboração deste Plano, que pode e deve contar com a contribuição de ideias e sugestões da sociedade civil.

“Como todo estudo de políticas públicas, a questão da mobilidade tem passado à margem da população. As audiências públicas acabam se tornando reuniões onde as decisões são tomadas por pequenos grupos. Para que a sociedade seja beneficiada como um todo, é de extrema importância que cada cidadão tome parte no debate”, defende Philippe Guédon, presidente do Instituto Philippe Guédon Pró Gestão Participativa, que visa incentivar a participação popular nos debates de interesse coletivo.

Para ele é importante que o cidadão petropolitano esteja presente e busque saber previamente quem são os candidatos para o Comutran. “Só quem usa os serviços de transporte e as vias públicas diariamente, sem benefícios de vagas cativas e afins, sabe a que ponto o problema chegou”, finalizou Guédon. 

 




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS