Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> Conselhos Municipais >> COMSAÚDE/SSA
   
  Deliberações da 14ª Conferência Municipal de Saúde irão compor Plano Municipal

Data: 11/07/2017

 

Deliberações da 14ª Conferência Municipal de Saúde irão compor Plano Municipal

Diário de Petrópolis

Encontro reuniu mais de 200 pessoas

Representantes para compor o Conselho Municipal de Saúde foram eleitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (ComSaúde) promoveu na última sexta-feira (07) e no sábado (08), a 14ª Conferencia Municipal de Saúde. O encontro direcionou sugestões, metas e ações para a criação do Plano Municipal de Saúde. Foram 58 propostas sugeridas como diretrizes para a gestão nos próximos quatro anos. No evento também foram eleitas as 20 entidades que irão compor o conselho até 2019. A eleição da nova mesa diretora ocorrerá no dia 18 de julho em reunião do ComSaúde.

Com público presente de mais de 200 pessoas, sociedade civil, entidades e governo debateram sobre os avanços da Saúde no último semestre, compartilharam os desafios e a busca pela melhoria na assistência à população.

“Nossa gestão está baseada em planejamento e na busca de uma assistência com mais qualidade. Conseguimos debater os cinco eixos temáticos com propriedade e criar propostas para compormos o nosso Plano Municipal de Saúde. Algumas ações são recorrentes então precisamos unir esforços para finalmente resolver as pendências de gestões anteriores”, afirma Silmar Fortes.

Durante o mês de junho, a Secretaria de Saúde realizou em um sistema inédito de programação, três pré-conferências em que foram abordados os temas mais inerentes à população: “Evasão dos Profissionais da Saúde da Rede Pública do SUS”, os “Determinantes Sociais da Saúde” e a “Judicialização da Saúde”. O secretário de Saúde, Silmar Fortes, explica que para cada tema foram criadas propostas de melhorias.

“Dentre esses três temas foram solicitadas algumas propostas como a criação de uma câmara técnica para auxiliar o Poder Executivo junto ao Poder Judiciário para otimizar a utilização dos serviços de Saúde, completar o quadro de profissionais da Estratégia de Saúde da Família e atualizar e treinar profissionais para fortalecer o acolhimento da demanda espontânea em todas as unidades de Atenção Básica. Vale frisar que todas as propostas foram realizadas por membros da sociedade civil, entidades e governo”, disse Silmar Fortes.

Ainda foram abordados os temas: a “Compreensão e Construção da Rede de Cuidados do SUS”, “Porta de Entrada na Atenção Básica: Entendendo o Sistema Único de Saúde” e “Controle Social: A importância da participação do Usuário nas Políticas Públicas”.

O atual presidente do ComSaúde, Anderson Garcia, disse que além de traçar as diretrizes que farão parte do Plano Municipal de Saúde também foram eleitos as entidades que passarão a compor o Conselho Municipal de Saúde no próximo mandato bienal. Os novos 24 membros serão empossados em reunião extraordinária do conselho marcada para o dia 18 de julho.

“É previsto por lei essa alternância na presidência do conselho que atualmente pertence ao governo, então teremos um representante da sociedade civil nos próximos dois anos. Isso reforça o caráter democrático e participativo do conselho”, disse o presidente do ComSaúde, Anderson Moraes Garcia.?

Entidades eleitas pelo Conselho Municipal de Saúde

1.    HOSPITAL CLÍNICO DE CORRÊAS

2.    AMBULATÓRIO ESCOLA DA FACULDADE ARTHUR SÁ EARP NETO

3.    ASSOCIAÇÃO SANTA EDWIRGES

4.    ASSOCIAÇÃO MANOEL TORRES

5.    ASSOCIAÇÃO PRESIDENTE SODRÉ

6.    UDAM (UNIÃO DISTRITAL DOS MORADORES)

7.    AMAVALLE (Associação de Moradores do Vale das Videiras)

8.    ASSOCIAÇÃO DE MORADORES CONTORNO

9.    ABEN (Associação Brasileira de enfermagem – Seção Petrópolis)

10.  CRP (CONSELHO REGIONAL DE PSICOLOGIA)

11.   APACS (ASSOCIAÇÃO PETROPOLITANA DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE)

12.   SINDICATO DOS ENFERMEIROS

13.   SINDICATO DOS BANCÁRIOS

14.   ASBAMTHO (ASSOCIAÇÃO SINO BRASILEIRA DE ACUPUNTURA, MOXABUSTÃO E TERAPIAS HOLÍSTICAS)

15.   SINDICATO DOS MÉDICOS

16.   APE (ASSOCIAÇÃO PETROPOLITANA DOS ESTUDANTES)

17.   MITRA DIOCESANA DE PETRÓPOLIS

18.   GRUPARJ (GRUPO DE PACIENTES ARTRÍTICOS DO RIO DE JANEIRO

19.   APAE (ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS)

20.   APPO (ASSOCIAÇÃO PETRÓPOLITANA DOS PACIENTES ONCOLÓGICOS)

21.   ANDERSON MORAES GARCIA (representante do governo)

22.   SILMAR LEITE FORTES (representante do governo)

23.   FABÍOLA HECK (representante do governo)

24.   DANIELA LIMA AZEVEDO (representante do governo)




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS