Petrópolis, 23 de Abril de 2024.
Matérias >> Economia Solidária em Petrópolis >> Relatos
   
  Programa de Capacitação Solidária

Data: 29/05/2008

Como Funciona O Programa Capacitação Solidária

Nos últimos 10 anos, a evolução dos índices de desemprego no Brasil foi atenuada pela expansão do setor informal, mas as estatísticas apontam sensível redução das oportunidades de trabalho para a população de até 24 anos. É nesta faixa que se concentra mais da metade do desemprego total. Entre adolescentes de 14 a 19 anos, o desemprego cresceu de 25% para 29%. Entre jovens de 20 a 24 anos, observou-se um crescimento de 14% para 17%.

Esses jovens, sem renda, vivendo em condição familiar precária ou precarizada pelo desemprego dos pais, sentem-se excluídos e tornam-se alvo fácil dos apelos que levam à violência e à marginalização.

Diante desse cenário, e considerando serem as capacidades de geração de renda, comunicação e sociabilidade fatores essenciais para o exercício da cidadania, foi criado, em 1996, o Programa Capacitação Solidária (PCS), que promove concursos e financia projetos de capacitação profissional para jovens de 16 a 21 anos, com baixa escolaridade e provenientes de famílias baixa renda, para os quais existem poucas ofertas de programas educacionais profissionalizantes.

 

OBJETIVOS DO PROGRAMA

Capacitação de jovens para o trabalho

desenvolver habilidades para geração de renda;

incentivar o retorno à escola;

estimular a interação social.

Fortalecimento das organizações da sociedade civil

Contribuir para o aperfeiçoamento metodológico, gerencial e financeiro dessas organizações sociais.

Fonte: http://www.pcs.org.br/




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS