Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> Atividades Econômicas >> Comércio
   
  Resolução da ANTT prejudica comércio

Data: 17/04/2015

 

 

Resolução da ANTT prejudica comércio

17 de Abril de 2015 21:09

Redação - Notícias da Serra

 

Passando por um cenário de retração, em função da crise econômica que atinge o país, o comércio de Petrópolis – especialmente os polos de moda da Rua Teresa e do Bingen – sofre com mais um obstáculo: a proibição do transporte interestadual de vans, por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os lojistas estimam que cerca de 50% das vans de compradores (a maioria do estado de Minas Gerais) deixaram de circular após a decisão, tomada há cerca de três meses. Para tentar solucionar o impasse, representantes do Sicomércio e da Associação da Rua Teresa (Arte) marcaram uma reunião com o presidente da ANTT, Jorge Bastos, para o próximo dia 28.

Para o presidente do SICOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, Marcelo Fiorini, a medida é absurda e prejudica a economia de cidades que dependem do comércio e do turismo, como Petrópolis. “Não há nada de errado em alugar uma van para fazer compras em outra cidade, mesmo que seja em outro estado”, afirmou. “A medida tomada pela ANTT impede as pessoas de circularem”, ressaltou.

Marcelo Fiorini ainda citou o fato de o comércio de Petrópolis ter vários clientes da região da Zona da Mata de Minas Gerais, que faz divisa com o Rio de Janeiro. “Todos os comerciantes têm muitos clientes de cidades como Juiz de Fora, Cataguases, Muriaé e demais municípios da região”, reforçou.

A instrução de serviço da Agência Nacional de Trânsito e Transportes proíbe o transporte coletivo de pessoas entre Estados para vans e microônibus. A resolução também impede o cadastro legal destes veículos. O documento ainda instrui os agentes a fiscalizar os veículos, com o objetivo de saber se eles estão “prestando serviço especial de fretamento eventual ou turístico sob o disfarce de contrato de locação de veículos, na tentativa de infringir dispositivo legal”.

Os donos de vans e microônibus também não concordaram com a nova restrição, e já realizaram alguns protestos na BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais. No dia 28 de março, cerca de 150 vans saíram em comboio de Juiz de Fora para a cidade de Três Rios, no sul-fluminense.

 

Mais informações sobre as atividades do Sicomércio podem ser consultadas pelo site http://www.sicomerciopetropolis.com.br, pelo e-mail sicomercio.petropolis2011@gmail.com, pelo telefone (24) 2237-0806 ou indo pessoalmente à sede do Sindicato, na Rua Irmãos D’Ângelo, 48, coberturas 4 e 6, no Centro Histórico.




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS