Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Posto Dois. Local pequeno porém incluído na história

Data: 09/11/2010

Posto Dois. Local pequeno porém incluído na história

 

            Os poucos mais de duzentos metros de pista que dão nome ao Posto Dois, em Corrêas, fazem parte da primeira estrada macadamizada da América Latina. O projeto da União e Indústria começou quando o comentador Mariano Procópio recebeu uma concessão de cinqüenta anos com custeio no trecho de Petrópolis a Juiz de Fora (MG).

            Os trabalhos começaram em abril de 1856 com a presença do Imperador Dom Pedro II e a família Imperial. Em 12 de abril de 1858 foi inaugurado o primeiro trecho compreendido entre Vila Teresa (Alto da Serra/Rua Teresa) a Pedro do Rio com 30 km e 865m. No dia 23 de junho de 1861 ela foi inaugurada com 144 km até Juiz de Fora.

            Hoje o Posto Dois mantém um comércio restrito com o destaque para agências de automóveis que atraem grande número de clientes interessados na compra de veículos. A comunidade pode-se dizer que é apenas uma passagem, com pouquíssimas residências no lado da União e Indústria e algumas dezenas na estrada Mineira.

            Mais à frente o Condomínio do Parque Residencial Bernardo Proença – BNH de Corrêas – há 35 anos abriga centenas de moradores e um terminal rodoviário faz parte do maior movimento de público local. Uma coisa é certa. O Posto Dois faz parte de uma história que começou na época do Império.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 10 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS