Petrópolis, 19 de Abril de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Sargento Boening. Nome de herói e população crescente a cada ano.

Data: 09/11/2010

Sargento Boening. Nome de herói e população crescente a cada ano.

 

            - Eu não posso mais avançar com meus companheiros. Diga a eles que sigam e que sejam felizes – disse o 3º sargento Francisco Luiz Roberto Boening, após receber um tiro quando comandava sua tropa na Batalha de Monte Castelo, na Itália, na 2ª Guerra Mundial. Segundo os acervos do Exército, o sargento Boening recebeu o primeiro disparo inimigo e sucumbiu depois de emitir a frase ao maqueiro que o socorria.

            A família dói sargento Boening, na ocasião do final da guerra em 1945 promoveu uma festa na residência dos pais dele na hoje Avenida Roberto Silveira, no Centro. Devido a dificuldade da comunicação eles ainda não sabiam da morte do herói brasileiro na Itália. Justamente na hora da comemoração é que foram informados pelo Exército brasileiro do golpe fatal dado ao militar.

            Já no início dos anos 1950 o sargento Boening foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o nome da rua que obteve o seu primeiro calçamento com paralelepípedos em 1962, para dezoito anos depois ser asfaltada e ganhar a sua primeira linha de ônibus em 1980. Na véspera da eleição de 1982 o então prefeito João Cardara inaugurou a extensão do itinerário até o final da estrada do paraíso.

            As casas foram sendo construídas e hoje a localidade toda conhecida como Sargento Boening tem mais de dez mil habitantes. Apesar deste número elevado de moradores, o local é carente de atendimento comercial. Entretanto, a construção civil prossegue em grande número e como em toda a cidade, o transporte também é deficitário.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 5 de setembro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS