Petrópolis, 29 de Março de 2024.
Matérias >> História e Geografia de Petrópolis
   
  Taquara. Vista panorâmica e grande aglomeração de casas

Data: 04/11/2010

Taquara. Vista panorâmica e grande aglomeração de casas

 

            Localizado entre os quarteirões Worms (Quitandinha), Inglês e Italiano (Independência e parte do Cremerie) e o Reñania Superior (General Rondon e parte do Quitandinha) o Taquara foi privilegiado pela natureza com a mais bela vista panorâmica da cidade. Do Alto da comunidade a olho nu se vê desde Magé a esquerda até Queimados, portanto, praticamente toda a Baixada Fluminense, a Baía de Guanabara, Ponte Rio-Niterói e Rio de Janeiro.

            A localidade foi denominada pelo Hotel Taquara da Associação dos Servidores Civis do Brasil, que na década de 1950 começou a atrair turistas para a cidade com quartos luxuosos, área de lazer e, principalmente a hípica com os cavaleiros mais famosos da época. O nome originou-se pelo grande número de plantas tipo bambus com 6 a 7m de altura e 5 a 6cm de diâmetro.

            As moradias nesta mesma época eram restritas ao redor do hotel, contudo, foram avançando morro acima com a também extensão da Rua Antônio da Silva Ligeiro. Casas foram sendo construídas ao longo dos anos e, é lógico, a população aumentando a cada mês devido ao grande número de ocupações na localidade.

            Hoje o Taquara “emendou” com o Alto Independência. Muitas casas estão em áreas de ri8sco e com a proximidade do verão, as lideranças comunitárias locais ficam cada vez mais apreensivas. A localidade, ainda de acordo com os líderes comunitários, é carente em todas as áreas sociais, principalmente no transporte coletivo, saúde e educação.

 

Fonte: Diário de Petrópolis, 17 de outubro de 2010




 

 

DADOS MUNICIPAIS EQUIPEWEB DADOS MUNICIPAIS DADOS MUNICIPAIS